Minas Gerais

Clima de montanha de Monte Verde

mar 06, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Monte Verde fica em Minas Gerais, a 150 km de São Paulo, nas grandes altitudes da Serra da Mantiqueira, a 1.600 m acima do nível do mar. Sempre é comparada com sua (quase) vizinha Campos do Jordão. Eu adoro clima de montanha, e em todas as quatro vezes que estive em Monte Verde, aproveitei também para curtir Campos do Jordão (leia aqui sobre Campos do Jordão).
Mas a altitude e a natureza exuberante são basicamente as únicas semelhanças dessas cidades. Monte Verde é basicamente uma rua principal de asfalto, rodeada por estradas de terra que conduzem às pousadas. E dependendo da pousada, você vai subir por alguns quilômetros e alcançar grandes altitudes e estradas nem sempre transitáveis na chuva, por exemplo. Vale à pena se informar antes.

Veja abaixo um vídeo que mostra a natureza exuberante e divertida das duas cidades.

Pousada O Cantinho da Raposa

mulher sentada em banco e menino brincando perto de lagoEm janeiro de 2016, eu fiquei numa pousada super delícia, em que cada detalhe foi pensado para agradar o visitante, a pousada O Cantinho da Raposa. A pousada tem jardins com árvores lindas, lago com patos, sala de jogos, piscina e muitos gatos que vivem por ali, para a alegria de crianças como meu caçula Léo.

Foi nessa pousada que tomamos o melhor café da manhã da nossa vida de viajante, onde escolhíamos no farto menu o que íamos querer e as simpáticas funcionárias nos serviam na mesa, com delícias de Minas. Isso tudo ao som de música regional. Pense numa delícia.

No nosso chalé, havia um mezanino para os meninos dormirem, uma saleta com lareira. Nesse quarto específico não tinha calefação, mas a lareira dava conta do recado. Antes de ir a Monte Verde, não esqueça de reservar seu hotel.

Todos aproveitaram a lareira da pousada O Cantinho da Raposa, em Monte Verde

pousada O Cantinho da Raposa, em Monte Verde

pousada O Cantinho da Raposa, em Monte Verde

Frio em pleno verão em Monte Verde

Os moradores de Monte Verde gostam de se vangloriar do frio que faz na cidade. Quando estivemos lá em janeiro, pleno verão, saímos de casaco todos os dias, e à noite a temperatura caía para 13 graus. Uma delícia!Clima em Monte Verde - dados do Guia de Monte Verde
Frio em pleno verão em Monte VerdeLá no centrinho, na rua principal, tem uma loja chamada Mont’Art em que o dono, Nelson Pacheco, coloca diariamente a temperatura da cidade.
No inverno, já peguei temperatura perto de zero grau. Em agosto de 1999 foi registrada uma das temperaturas mais baixas da história de Monte Verde: -13° C. Já nevou algumas vezes na cidade.

O que fazer em Monte Verde

De noite, a pedida é ir para a rua principal e entrar nas lojinhas maravilhosas de artesanado, culinária e, obviamente, nos deliciosos restaurantes da cidade. Uma boa pedida é o chocolate local. Sugiro a loja Gressoney Chocolates, com delícias como a prímula, que é uma espécie de alfajor, mas ainda mais gostoso. Essa loja era minha parada obrigatória todos os dias. O centrinho de Monte Verde é um charme O centrinho de Monte Verde é um charme
Monte Verde tem vários restaurantes maravilhosos, além de uma pista de patinação no gelo aberta o ano inteiro.
Trilha da Pedra Redonda, Monte Verde
Trilha da Pedra Redonda, Monte Verde
De dia, o lance é aproveitar a natureza de Monte Verde. Os picos da Serra da Mantiqueira são visíveis do centrinho e quase todos os passeios seguem para lá. Todas as informações são dadas no portal de entrada da cidade, na oficina de turismo. Pegam-se aquelas estradinhas de terra para chegar até o estacionamento do início das trilhas.

Trilhas em Monte Verde

Esse ano, como estávamos com os meninos – Arthur, de 11 anos, e Léo, de 8 anos – resolvemos fazer a trilha mais tranquila. Fizemos a trilha da Pedra Redonda, um pouco escorregadia (tinha chovido bastante alguns dias antes), mas sem grandes sustos. Em menos de uma hora de caminhada chegamos ao pico, que pena que o dia estava nublado e não conseguimos ver nada além de nuvens.

Mas eu já me contento com o contato com aquela natureza exuberante, com o cheiro de mato, com a pedra onde podemos deitar, apreciar o visual e pensar em quanto a vida é bela.

Pedra Redonda, Monte Verde Trilha da Pedra Redonda, Monte Verde
Tem também outras trilhas com graus de dificuldade variada, como a Chapéu do Bispo, Pedra Partida, Selado e Platô.
Nos arredores de Monte Verde tem circuitos de aventura para todos os gostos, como parques de aventura com tirolesa e arvorismo, passeios de quadriciclo, de moto, mountain bike e boia cross. Monte Verde conta com o aeroporto mais alto do Brasil, de onde saem aviões que fazem voos panorâmicos pela região.
Nem preciso dizer que Monte Verde é a minha cara! Nós tínhamos marcado ficar em São Paulo após Monte Verde e eu quase desisti para curtir um pouco mais aquele clima rústico de montanha, de que eu tanto gosto. Mas não desisti. Saímos de Monte Verde, descemos a Serra da Mantiqueira, pegamos as rodovias Fernão Dias e Dutra, e em menos de 2 horas estávamos numa paisagem totalmente oposta: os arranha-céus de São Paulo.
De Campos do Jordão a Monte Verde
Nós costumamos ir de Campos de Jordão a Monte Verde pegando estradinhas do interior. Dessa vez, passamos pelas lindinhas cidades de São Bento do Sapucaí, em São Paulo, e Gonçalves, em Minas, percorrendo estradas com vistas deslumbrantes, pegando até trechos de estrada de terra. O caminho já é uma delícia. São 130 km que percorremos em cerca de 3 horas, parando aqui e ali para aproveitar cada momento.


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloca os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share