África do Sul Top

Robben Island: visitando a prisão onde Mandela ficou preso 18 anos

maio 13, 2024 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Se você vai à Cidade do Cabo,  na África do Sul, tem um passeio que você simplesmente NÃO PODE PERDER. 

Visitar a Robben Island, a ilha onde o governo do Apartheid mantinha presos políticos e onde Mandela ficou preso por 18 ANOS!!!!!

E é bom se programar para ir, porque as condições climáticas de Cape Town são doidas. Quando fui em 2018, era último dia da viagem, tínhamos reservado o passeio para o último dia, mas eles cancelaram porque chegou um vento muito doido que realmente impossibilitava qualquer ida ao mar. 

Dessa vez, em 2024, já programamos Robben Island pro início da viagem, porque se cancelassem dava chance para ir outro dia. Ainda bem que deu tudo certo. 

Como ir a Robben Island

O passeio a Robben Island é contratado no site oficial. São 3 saídas diárias, dura cerca de 3 horas e custou 600 rands por pessoa, cerca de R$ 150. Compre com antecedência. 

Olhe abaixo o vídeo que fiz sobre o passeio. 

O que é a Robben Island?

Durante mais de quatro décadas, Robben Island foi utilizada como uma prisão de segurança máxima, onde presos políticos, incluindo Nelson Mandela, foram detidos. Hoje, a ilha é um Patrimônio Mundial da UNESCO, reconhecendo sua importância como um símbolo da luta contra a opressão e pela liberdade.

O barco até lá é super grande e confortável e a travessia dura cerca de 30 minutos.

No barco, eles mostram vários vídeos da ilha e vi um vídeo das famílias africanêres que viviam ali, felizes e contentes, crianças brincando, provavelmente sem saber das mazelas que os presos políticos passavam nas mãos de seus carcereiros ali do lado. Pensei muito num filme que me impactou muito, o Zona de Interesse, vale muito a pena ver. 

Chegando à ilha, somos convidados a entrar num ônibus. Grande parte do passeio é feito nesse ônibus, onde um guia explica tudo sobre a ilha, enquanto o ônibus percorre seus caminhos. O guia é muito entendido da luta do povo contra o apartheid e defendeu muito toda essa história linda da África do Sul, da recuperação magnânima de um país dividido. Quanta história inspiradora! 

Robben Island, Cape Town

Robben Island, Cidade do Cabo

 

Entrando na prisão de Mandela

Passamos uns 40 minutos no ônibus, num trajeto que só paramos para ir ao banheiro e a uma lanchonete bem pobrezinha, que só aceitava dinheiro vivo e rands, fica a dica. A gente estava morrendo de fome e fomos catando todas as cédulas que tínhamos dos rands pra matar a fome. 

Depois, o ônibus para e todos descem. Aparece um guia, um senhor idoso, que nos fala que ele próprio ficou preso por 4 anos em Robben Island! Fiquei emocionada. Pela idade dos outros guias, talvez também fossem ex-prisioneiros políticos. Então ele fala como alguém que realmente viveu as agruras de ser um preso político no regime odioso do Apartheid, o que deixa a experiência ainda mais rica. 

Robben Island, Cidade do Cabo

Robben Island, Cidade do Cabo Robben Island, Cidade do Cabo Robben Island, Cidade do Cabo

Robben Island, Cidade do Cabo Robben Island, Cidade do Cabo

Robben Island, Cidade do Cabo

Robben Island, Cidade do Cabo

Entramos na prisão e tivemos uma visão detalhada das celas, dos pátios e dos espaços de trabalho onde os prisioneiros passaram anos de suas vidas. Vimos que os presos mais influentes eram mantidos em celas individuais, como Mandela, para evitar que socializassem seus pensamentos e suas ideias com os outros. Mas pelo que entendi, apesar de toda a tristeza, eles viviam um clima de camaradagem e aprendizado ali. E sempre com a luta em foco. 

Como eu disse, é um passeio imperdível na Cidade do Cabo. Além de toda a história presente ali, a vista para as belas montanhas da Cidade do Cabo já deixa o passeio maravilhoso.

Robben Island, Cape Town

Conte pros seus amigos
Share