Peru Top

Evite a estação de Cusco no trem a Machu Picchu

ago 01, 2022 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

 Machu Picchu fica isolada no meio da mata e de montanhas íngremes. Dessa forma, são limitadas as maneiras de se chegar lá. Tem gente que encara 3 ou 4 dias de caminhada em montanhas altas. Tem gente que quer economizar fazendo 7 horas de van + 2 ou 3 horas de caminhada. 

Dadas as opções, o jeito mais fácil de chegar lá é de trem. Porém, já vou logo avisando: não é barato.

E pela nossa experiência, te digo: evite com todas as suas forças ter como destino final Cusco, quando sair de Machu Picchu. Já já te explico o porquê.

Empresas de trem a Machu Picchu

Existem duas empresas de trem para Machu Picchu: a Inka Rail e a Peru Rail. Nós fomos no trem mais barato pela Peru Rail, o Expedition.

Na nossa ida, pegamos o trem em Ollantaytambo, uma cidade com ruínas muito importantes, que fica no Vale Sagrado. Então, para chegar a Ollantaytambo, nós fizemos um tour privado pelo Vale Sagrado com a Qorianqa Tours. Saímos de Cusco de manhã cedo, fizemos o passeio de manhã por Pisac, almoçamos em Urubamba, visitamos de tarde as ruínas de Ollantaytambo e a agência nos deixou na estação de trem de lá uma hora antes de pegarmos nosso trem para Machu Picchu, que estava marcado para pouco antes das 16h. 

Estação de trem de Ollantaytambo, rumo a Machu Picchu

Estação de trem de Ollantaytambo, rumo a Machu Picchu

Estação de trem de Ollantaytambo, rumo a Machu Picchu

Paisagem vista do trem para Machu Picchu

A viagem de Ollantaytambo a Machu Picchu dura cerca de 2 horas, o caminho é maravilhoso, não cansamos de admirar a paisagem e fotografar o tempo todo. 

Na volta, escolhemos o destino final Cusco. Não podia me arrepender mais!!!!

Fica a dica: escolha a estação de Poroy

A Estação de Poroy fica a 11km do centro histórico de Cusco. 

A estação de San Pedro fica no centro histórico de Cusco.

Apenas com essas informações, o lógico seria escolher San Pedro, certo? NÃO!!!!!!!!!

Isso porque esses 11km de distância duram cerca de 2 horas no trem!

Porque o trem, para chegar a Cusco, passa  por um sistema de ida e volta dos trilhos para descer a montanha. Então, ele fica indo e voltando MILHÕES de vezes. A funcionária do trem teve a cara de pau de dizer em Poroy que em 30 minutos estaríamos em Cusco. Chegamos lá quase 2 horas depois. Como pegamos a opção mais barata de trem (Expedition, da Peru Rail) não tinha vagão restaurante. Então estávamos cansados e com fome, chegamos a Cusco depois das 22h e tivemos que arrumar algo para comer ainda. Isso porque tínhamos saído de Machu Picchu por volta das 16h. 

Então, se fosse hoje, certamente eu teria escolhido parar em Poroy e arrumar um transporte para nos levar de lá a Cusco. Vi na internet que agências fazem o trecho por U$ 30 por um carro para 4 pessoas. Mas certamente em Cusco daria para combinar algo com um taxista por um valor muito menor. E teríamos chegado a Cusco pelo menos uma hora antes. 

Ônibus + trem

Tem a opção bimodal também que combina um ônibus de Cusco para Ollantaytambo + o trem para Machu Picchu. Pouco mais de 3 horas de viagem e o valor mínimo de U$ 65.

E os preços dos trens???

Vou te dizer os preços da Peru Rail, que foi a empresa pela qual eu viajei. Mas a Inka Rail tem os valores quase iguais e os trens são muito parecidos.

Só a ida de Ollantaytambo – a Machu Picchu: o trem mais barato (Expedition) a partir de U$ 57 (dependendo do horário). Já o Vistadome, que é um pouco melhor, fica a partir de U$ 73.

Se escolher chegar por Poroy – o Expedition fica a partir de U$ 59. Já chegando a San Pedro (em Cusco) fica a partir de U$ 62.

Para minha família de 4 pessoas, as quatro passagens, ida e volta (indo por Ollantaytambo e voltando por San Pedro) ficaram em módicos 500 dólares (!!!!!!!!!!!!!!!!!).  Na opção mais barata!!!!!!!!!!!!

Esse Expedition é a opção mais barata, hein? Mas o trem é bem confortável, tem janelas panorâmicas inclusive no teto. Os assentos são confortáveis e marcados na hora da compra. A única coisa ruim é não ter um vagão com comida. 

trem da Peru Rail, rumo a Machu Picchu

Existe uma opção de trem de luxo, o Hiram Bingham, que custa U$ 504 por pessoa por trecho!!!!!!!!

Até cruzamos com um trem desse no nosso caminho. Tinha mais funcionários do que os milionários passageiros lá dentro hahaha. 

 

Conte pros seus amigos
Share