Cerveja Guinness, em Dublin
dicas gerais

Roteiros etílicos no Brasil e no mundo

fev 24, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Quando se fala em roteiros etílicos em viagens, muita coisa me vem à cabeça. Porque aproveitar a vida viajando sugere um bom vinho e um bom prato, com companhias maravilhosas e uma linda paisagem. Toda viagem poderia ser considerada um roteiro etílico. Mas fechando o foco nas vínicolas e cervejarias que já visitei, fica mais fácil de dar boas dicas para vocês.

Este post está participando de uma reunião de blogueiros escrevendo sobre o mesmo assunto, numa blogagem coletiva sobre roteiros etílicos. No final do post, você vai ver links sobre todas as outras dicas.

Banner Blogagem Coletiva - Roteiros Etílicos

Bento Gonçalves (Brasil)

moça sorri com cenário de montanhas verdes

moça e barris de vinho da Casa ValdugaFica a apenas 120km de Porto Alegre essa região do Vale dos Vinhedos que é um parque de diversões para quem gosta de vinho. Eu fui para lá em 2014 para uma corrida (!!!) e fiquei hospedada na deliciosa hospedagem da Casa Valduga, a Villa Valduga. Pense num lugar lindo! Tanto com relação à natureza quanto em relação à arquitetura. E os mimos para quem gosta de beber? Espumante no café da manhã, curso de vinho incluso na diária com direito a visita às adegas, parreiras e degustação. Foram três dias perfeitos!

Clique aqui para ver o que escrevi na época.
Casal brinda na casa Valduga

Dublin (Irlanda)

Impossível não pensar em U2, em Pubs, na Guiness quando se fala em Dublin. Eu estive lá e comprovei que os irlandeses sabem curtir a vida. Os pubs irlandeses são os mais animados que já conheci, muita gente cantando, dançando e brindando!
Aproveitamos e fomos conhecer a fábrica da Guiness, onde eles fazem uma visita guiada imperdível até mesmo para quem, como eu, não gosta da cerveja escura mais famosa do mundo. Vale à pena!
Clique aqui para ver o que escrevi sobre Dublin.

mulher tirando cerveja

Vale do Loire (França)

A França toda é um paraíso para quem gosta de vinho. Estive lá no verão e AMEI só tomar vinho branco e rosé, como faziam todos os franceses naquele calorão. Fomos ao Vale do Loire, muito conhecido por seus castelos, mas onde há muitas vinícolas também. Não agendamos nada, pegamos o carro e fomos andando pelas vinícolas, uma ao lado da outra. Paramos na Montlouis, onde fizemos um tour gratuito com audioguia. Vimos a adega, vimos a sala de engarrafamento, tivemos uma degustação gratuita e acabamos comprando, obviamente. Um espumante delicioso!
Sala de engarrafamento da vinícola Montlouis, no Vale do Loire, França
Entrada da vinícola Montlouis, França
Barris muito antigos na vinícola Montlouis, França

Santiago (Chile)

fazendo curso de vinho na vinícola Casas del BosqueQuando fomos a Santiago, em 2012, os  meninos eram pequenos e procuramos uma vinícola Kids Friendly. Achamos a Casas del Bosque e não nos arrependemos. Fica no Vale de Casablanca, a 70 km de Santiago. Fizemos um curso, que incluía tour pela vinícola e degustação de cinco vinhos no final! Ainda bem que os meninos ficaram no parquinho nessa hora (kkkkk).
Depois, para o nível de álcool baixar, almoçamos no maravilhoso restaurante Tanino, da vinícola. No final da tarde, um passeio entre as parreiras. Delícia total!
passeando pelas parreiras da vinícola Casas del Bosque, Chile
almoçando no restaurante Tanino, na vinícola Casas del Bosque

Amsterdam (Holanda)

Costumo dizer que Amsterdam é a Disney dos adultos. E a visita ao Mundo da Heineken confirmou isso. É um verdadeiro parque de diversões o tour pela fábrica da Heineken Experience, com direito, claro, a degustação no final. Eu recomendo até para quem não gosta de cerveja.

Heineken Experience, em Amsterdam

Mendoza (Argentina)

Quando fui a Mendoza, uma das maiores regiões produtoras de vinho da Argentina, eu estava grávida de 7 meses. Ou seja, a viagem foi uma negação para beber (meu marido bebeu tudo por mim). Mas mesmo assim fomos a algumas vinícolas e eu pude degustar vinhos deliciosos e visitar as parreiras. Para quem gosta de vinho, Mendoza é imperdível.

Agora, outros blogueiros de viagens recomendam mais roteiros etílicos. Só tem dicas de responsa por aqui.

 Viagem de Fuga:  Viagem + Cerveja Artesanal: alguns destinos no Brasil para unir essas duas paixões.

Pelas andanças na América do Sul o O Melhor Mês do Ano encontrou muito, mas muito vinho! E se apaixonou!

Ligado em Viagem: Nossas visitas a Heineken, Guinness, La Trappe, Westvlesteren e a novata e já prestigiada De Struise.

Casal Califórnia: Aproveite sua viagem pelo litoral da Califórnia, através da incrível Highway 1, para degustar os excelentes vinhos da Costa Central do estado, na Região Vinícola de Paso Robles!

Coisos on the go: Vai para o Chile e não bebe muito? Conhecer algumas vinícolas é uma boa opção de passeio para você também. Algumas delas estão bem perto de Santiago!

Tá indo pra onde? Curte vinhos e está curioso para saber como é a Avaliação Nacional da Safra em Bento Gonçalves, todo mês de setembro?

Destinos por onde andei…: Passamos bebendo pelos melhores bares na Capital da Bélgica e contamos aqui pra você!!!

Asas pra que te quero!: Cinco lugares para visitar e degustar os sabores da Serra Gaúcha. Tem vinho, espumante, suco de uva e até cerveja.

O blog Love and Travel listou 10 lugares no mundo para apreciar uma boa bebida. Tem vinícola, cervejaria, restaurantes e bares com drinks deliciosos e todos testados e aprovados pelo casal que adora viajar.

Fourtrip: Tour imperdível numa das maiores e mais famosas vinícolas do mundo, Concha y Toro em Santiago do Chile.

Apure Guria!: Acha que só tem vinho na Serra Gaúcha? Bahh tá enganado! Várias cervejarias artesanais pra você visitar na Rota Cervejeira da Serra Gaúcha! Toma um gole!

O blog Novo Caroneiro te leva de carona até o Vale dos Vinhedos, no Rio Grande do Sul, com este super guia de vinícolas e outros passeios pela região.

Cantinho de Ná: Vem com a gente nesse roteiro etílico onde falamos sobre 4 bebidas: cerveja, whisky, coquetéis e vinho. Mostramos lugares onde encontrá-las e tem até onde NÃO ir de jeito nenhum.

O #KariDesbrava te mostra lugares no Rio de Janeiro onde com certeza você vai encontrar gente bonita e cerveja gelada!

Quebrei a Bússola: Um museu com mais de duas mil marcas de cachaças, muitas curiosidades e diferentes sabores da deliciosa marvada. Tudo isso aqui em Minas, berço da cachaça! Confira!

A Path to Somewhere: Turismo Cervejeiro – confira cinco cervejarias na Bélgica que um verdadeiro cervejeiro precisa conhecer!

Vou pra Roma: Vamos viajar juntos entre os vinhos italianos de cada região. Dicas de onde comprar e quais levar na mala.

The World by Fon: 8 destinos “etílicos” que o Fon recomenda na América, Ásia e Europa.


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloca os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share