Brasília

Dicas para turistar em Brasília na pandemia (em segurança)

ago 02, 2020 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

#moradorturista

Segunda quinzena de julho de 2020. Meninos de férias escolares online. Eu e Bruno tiramos férias também do nosso teletrabalho. Na primeira metade do ano, a pandemia nos fez cancelar três viagens: Peru, Buenos Aires e Itália.

Eu me coçando pra viajar… um hotel fazenda isolado, sei lá. A Chapada dos Veadeiros e Pirenópolis, os destinos mais próximos e amados pelos brasilienses, estão fechados. Tentei até ir pra Goiás Velho. Mas os meninos aqui não se sentiram seguros em ficar em hotel.

Ok. A solução é curtir nosso quadradinho mesmo. Da forma mais segura possível. 

Então aqui você vai encontrar dicas de passeios que fizemos no DF durante nossas férias na pandemia. Essas saídas nos tiraram de casa da forma mais segura, e nos puseram em contato com o sol e o vento…

Paraíso na Terra

O Paraíso na Terra é uma reserva ecológica e um refúgio espiritual mantido pelo Instituto Teosófico de Brasília – ITB.

É um lugar lindo, cheio de cachoeiras, com um Templo de Meditação belíssimo num penhasco, com uma vista sensacional da região. Fica a cerca de 50km do centro de Brasília, com um trecho de estrada de terra. 

Nesse momento de pandemia, eles estabeleceram uma série de regras de segurança: 

  • entrada somente confirmação anterior de reserva, obedecendo ao número de vagas. 
  • Todos devem usar máscaras.
  • O almoço vegetariano (DELICIOSO) é à la carte em prato único, servido numa bandeja que você pega e come nas mesas da varanda ou do quintal. 
  • Não é permitido o consumo de carnes, bebidas alcoólicas e o uso de fumo em todas as áreas da propriedade.
  • Abertos apenas sexta, sábado e domingo. 

Chegamos por volta de 11h30, fizemos as trilhas das duas cachoeiras permitidas (não estão todas abertas por causa da pandemia). Numa delas, tomamos um revigorante banho de cachoeira. Depois voltamos para outra cachoeira com bastante pedra pra lagartixar no sol. Fomos no final de julho, estava ventando muito.

 

Depois fomos pro refeitório, pegamos nossa bandeja e nos deliciamos com a maravilhosa refeição vegetariana. Tudo saboroso. Também está incluído o chá mate com limão e água. 

Após o almoço, pegamos o carro e fomos até o templo de meditação. Gente, que lugar maravilhoso!!! Uma vista indescritível do vale! Ficamos lá muito tempo, quase sendo carregados pelo vento. Nesse momento, além da nossa família, só havia mais dois rapazes no local, e eles estavam do outro lado e depois foram embora. Por isso tirei a máscara. 

Durante o período que passamos lá, todos usavam máscaras nas trilhas, havia cerca de 6 grupos pequenos além do nosso. Achei tudo muito seguro.

Serviço

  • Reserva Ecológica Paraíso na Terra – reservas@paraisonaterra.com.br
  • Rodovia DF-220, Km 4 – Brazlândia/DF
  • Telefone: (61) 99966.5532
  • O preço é 70 reais por pessoa, com o almoço incluído. Criança até 12 anos paga meia

Vale do Amanhecer 

No meio do cerrado do Planalto Central, construções coloridas, imagens de santos imensas, pirâmides. 

O Vale do Amanhecer foi fundado em 1968. É um espaço místico que abriga uma comunidade com cultos diversos, considerado um dos maiores exemplos do sincretismo religioso brasileiro. Os rituais místicos integram aspectos de religiões afro-brasileiras, incas, egípcias e astecas. 

O Vale tem uma energia boa, propícia à reflexão e meditação. Mas é também um bom lugar para conhecer. O templo é colorido e diferente de tudo o que você já viu. Eu já estive num casamento no Vale do Amanhecer há 20 e tantos anos, cada comunidade usa suas roupas específicas e fazem rituais muito interessantes. 

No dia em que fomos lá, talvez por causa da pandemia, havia pouquíssimos membros. Eu vi que, no templo, havia faixas determinando o espaçamento durante as cerimônias, mas na hora que fomos, não estava acontecendo nada. Passeamos pelo templo e depois fomos à Estrela, um lugar de paz, com um grande lago rodeado pelas imagens e formas coloridas que caracterizam o Vale. 

Serviço

Fica a cerca de 45km do centro de Brasília, perto de Planaltina.  

Pedra Fundamental de Brasília

Ali pertinho do Vale do Amanhecer fica a Pedra Fundamental de Brasília

O obelisco da Pedra Fundamental está localizado no Morro do Centenário a 1033 metros de altitude. Passa-se por uma área rural e um pequeno trecho de estrada de terra para chegar, mas está tudo sinalizado. O local tem uma vista bem bonita e bancos na sombra para o descanso.

A Constituição de 1891 já previa a construção de Brasília: “Fica pertencendo à União, no planalto central da República, uma zona de 14.400 quilômetros quadrados, que será oportunamente demarcada para nela estabelecer-se a futura Capital federal”.

Para comemorar o centenário da Independência, em 7 de setembro de 1922, ao meio dia, o presidente dos Estados Unidos do Brasil, Epitácio Pessoa, assentou a pedra fundamental da futura capital do país. Exatamente no lugar onde Dom Bosco havia sonhado, entre os paralelos 15 e 20 graus. 

 

Torre de TV Digital

A Torre de TV Digital fica no caminho entre o Plano Piloto e Planaltina. Se tiver tempo, na volta desse passeio, pare na Torre pra admirar a bela vista do Distrito Federal e curtir o por-do-sol. A Torre Digital está quase sempre fechada, eu só consegui subir lá uma vez. 

Almoçar no restaurante Empório da Mata 

O Empório da Mata é um restaurante rural que fica próximo aos condomínios da ESAF. Eu já tinha almoçado lá uma vez antes da pandemia, e lembrei dele. Troquei mensagens com a proprietária muito simpática, que nos reservou um gazebo no jardim para um almoço no meio da semana. Ela disse que estavam abrindo aos poucos e que seríamos os únicos clientes no dia. 

Foi tudo muito gostoso e seguro. O garçom nos atendeu o tempo todo de máscara, havia álcool gel na mesa, o cardápio foi mandado antes por Zap, então escolhemos por lá mesmo. Comi um picadinho divino e os meninos dividiram um filé a parmegiana. 

Serviço

SHJB Mansões Mata da Anta Chácara 15 – Lago Sul – Brasília/DF – 71.683-180 – (próximo ao Balão da Esaf)

Contato: 

  • Tel.: (61) 3427-1312
  • Celular: (61) 9961-1312
  • emporiodamata@emporiodamata.com.br

Sentar no gramado e curtir a vida

Aqui na minha quadra tem um gramadão que agora virou a alegria de crianças e cachorros, que vão para lá no fim da tarde interagir. Eu e Bruno temos ido quase todo fim de tarde também, levamos nossas cadeiras dobráveis, às vezes levamos vinho e ficamos curtindo e observando a vida, coisa que quase não fazíamos antes de tudo ficar diferente na pandemia. Às vezes, combino com amigas para ir mais cedo, tomar sol. Todas de máscara e mantendo o distanciamento. 

 

Conte pros seus amigos
Share