Algarve - Portugal
Portugal

Roteiro de 4 dias no Algarve

jul 14, 2023 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

O Algarve é uma região ao sul de Portugal, coroada de praias com maravilhosas falésias e formações rochosas, com cidadezinhas bem agradáveis e turísticas. Tudo isso faz do Algarve destino de hordas de turistas, na maioria ingleses, tanto que em alguns restaurantes os garçons não falavam português, somente inglês, acredite!!!!
Nós fomos de carro de Lisboa a Lagos, a cidade que escolhi para ser nossa base para explorar o Algarve. São apenas 300km em auto estradas MUITO boas, a gente fez o trajeto em menos de 3 horas.
É bom saber que existe o aeroporto de Faro, ali no meio do Algarve, para quem preferir chegar de avião.

Roteiro de 4 dias no Algarve

1º dia – curtir Lagos

Lagos é uma cidade com centro histórico bem lindinho e conservado, quase todo branco, cercado por muralhas. Foi um ponto central para os descobrimentos portugueses, chegando a ser capital do reino do Algarve.
Minha sugestão é que saia andando sem rumo, porque em cada lugarzinho você vai encontrar uma igreja, uma praça, um monumento bem lindo.

Lagos - Algarve

Quando estivemos lá, em junho de 2023, estavam acontecendo as festas juninas na praça, com várias apresentações de marchas populares (uma versão beeeeeem lenta da nossa quadrilha), e as típicas barraquinhas de festa junina. Lá também tem bebida (mas não tem quentão), com vinhos, cervejas, sangrias… Não tem canjica nem curau, não tem nada de milho, mas tem doces deliciosos como o típico pastel de nata, e as típicas sardinhas. Ah, tem fila nas barraquinhas também, igual às daqui.

Quer ver como são as festas juninas lá em Portugal?

Festas juninas em Lagos - Portugal

Festas juninas em Lagos - Portugal  Festas juninas em Lagos - Portugal  Festas juninas em Lagos - Portugal

Caminhando até a Ponta da Piedade

Reserve esse dia também para sair caminhando pelas passarelas que margeiam as belíssimas praias de Lagos. São passarelas (passadiços) em frente às lindas falésias, cujo destino final é a Ponta da Piedade. Você vai margeando as praias e desce na que achar melhor (mas lembre-se, são muitas as escadas para chegar às praias, e tudo o que desce tem que subir depois).

Descemos nas famosas praias de Dona Ana e praia do Camilo, ambas bem pequenas, rodeadas por falésias e lindas formações rochosas. Em cada falésia, há um aviso para não ficar perto por risco de desmoronamento. Quando fomos, infelizmente, as praias estavam CHEIAS DE SARGAÇO. Ou seja, difícil até de entrar no mar, que é gelado.

Algarve - Portugal

 

Algarve - Portugal

Algarve - Portugal Algarve - Portugal
Mas as praias são realmente bem fotogênicas. Mas não muito boas para curtir, algumas tinham até uma barraquinha de bebida, mas, na maioria, você leva o que vai consumir. E não dá para caminhar na praia, porque não tem mais do que 50 metros, só se você ficar indo e voltando (hahaha). Como não estava muito quente, ficamos de boa sem guarda-sol: nessas praias, não tem para alugar.
Caminhe nas passarelas até a Ponta da Piedade. Se pegar o pôr-do-sol lá, melhor ainda!

A gente resolveu se hospedar num apartamento bem legal e moderno, o Terrace Lovers, a poucos passos do muro da cidade antiga.

2º Dia – Fortaleza de Sagres

Essa foi uma das surpresas mais lindas da viagem. Meu amigo Marcos é quem tinha pesquisado e propôs irmos até lá. Topamos. Fica a apenas 35km de Lagos.
No caminho, paramos na Praia da Luz, bem perto de Lagos, mas com mais cara de praia, com barraquinhas e restaurantes pé na areia. A praia é bem bonita, e acho que deve ser uma boa opção se hospedar lá.
Seguimos para Sagres, muitas placas no caminho, e paramos num estacionamento. Fomos andando até a beira do caminho e… Surpresa total: penhascos imensos com mar azul lá embaixo. Que lugar lindo e estratégico para se fazer uma fortaleza! Fiquei chocada com tanta beleza.

Algarve - Portugal

Algarve - Portugal  Algarve - Portugal
A entrada para a Fortaleza de Sagres custa 3 euros.
Ela foi construída no século XV pelo infante Dom Henrique, conhecido como o Navegador. A Fortaleza de Sagre serviu como um importante centro de estudos náuticos e astronômicos durante a Era dos Descobrimentos Portugueses. Ali, eram planejadas as expedições marítimas que levariam Portugal a explorar novos horizontes, inclusive o nosso Brasil.
Você vai caminhando, sempre admirando aquela natureza magnífica, rodeando os penhascos, e ainda se deparando com alguns pontos bem interessantes. Um deles é a Rosa dos Ventos, uma bússola monumental esculpida no chão, que servia como uma ferramenta de navegação para os marinheiros.
Também vimos lugares em que o chão formava um buraco que ia até o mar, como se fosse uma caverna. Dava para escutar o barulho do mar lá de cima, obviamente isso estava protegido por uma cerca.
Tem também o Farol de Sagres e um museu bem legal e lojinha.
Seguimos para a cidade de Sagres, que tem uma praia bem agradável, a Praia da Mareta, e almoçamos lá.

Fortaleza de Sagres Sagres - Portugal Sagres - Portugal

3º Dia – Portimão e Grutas de Benagil

Portimão é uma cidade grande que fica a apenas 30km de Lagos. Escolhemos a Praia do Vau para curtir. A praia é linda, bem comprida (dá pra caminhar e correr) e tem uma gruta no canto direito bem bonita. Como as demais praias típicas do Algarve, é rodeada de falésias de tom amarelo, onde estão as mesmas placas para que as pessoas não fiquem perto. Nós levamos vinho, taças e espumante, algumas cerejas, canga e pronto. Ficamos curtindo. Mesmo sem o guarda-sol, ficamos tranquilos.

Praia do Vau - Portimão - Algarve - Portugal

Praia do Vau - Portimão - Algarve - Portugal Praia do Vau - Portimão - Algarve - Portugal Praia do Vau - Portimão - Algarve - Portugal

Almoçamos num restaurante pé na areia chamado Casinha Portuguesa.

Depois: Grutas de Benagil

As Grutas de Benagil são bem famosas no Algarve. Tem vários passeios de barco e caiaque para lá. Como íamos velejar no último dia, resolvemos ir de carro até lá e ver as grutas de cima.
A Gruta de Benagil, também conhecida como Algar de Benagil, é acessível pelo mar e tem uma grande abertura no topo. Quando os raios de sol penetram, criam um jogo de luzes e sombras que ilumina o interior. Porém, como fomos por cima, ficamos apenas admirando os buracos no chão, o mar lá embaixo, sempre com caiaques e lanchas passando por lá. Não fui pela água, mas imagino que deve ser um pouco angustiante ter tanta gente em volta e ainda com as ondas.

Grutas de Benagil - Algarve - Portugal

Grutas de Benagil - Algarve - Portugal
Tudo tem muita indicação e muito fácil de estacionar. Aliás, quase todos os estacionamentos são gratuitos nesses lugares.

4º Dia – velejar no Algarve

Reservamos esse dia para velejar. Meu amigo Marcos, que é velejador, entrou em contato com um dono de veleiro, o João Raimundo (+351 935 145 474) e marcamos um passeio que, a princípio, seria de 2 horas. Pagamos 60 euros por pessoa. O veleiro tinha 39 pés, Epic Dufour 390 Grand Large. Aproveitamos as horinhas antes do passeio para curtir o porto de Lagos, tem uma feirinha bem bonitinha com produtos com bons preços.

O passeio foi fechado para apenas 8 pessoas: o nosso grupo de 4 pessoas e mais outros quatro ingleses. Foi bom ir num esquema mais exclusivo, melhor do que aqueles barcos grandes com multidões dentro.
Levamos bebidas, sardinha, bacalhau e polvo enlatados e entramos no mar. Eu como sou medrosa já pedi logo o meu salva-vidas, que fiquei vestindo o tempo todo.
Os caras que nos levaram eram bem novinhos, tipo menos de 25 anos. A playlist era boa, nada de ragaton.
Seguimos margeando a costa das praias de Lagos e paramos em frente a algumas grutas. Eles nos emprestaram máscara e snorkel (eu pulei na água frrrria, mas não vi nada de vida marinha ali embaixo). Também tinha SUP para os clientes. Era para ficarmos apenas 40 minutos, mas os donos do barco estavam curtindo uma vibe num barco ao lado, então ficamos lá um tempão.
Foi um passeio bem lindo e tranquilo, com uma vibe muito boa. Ótimo para fechar esses dias lindos no maravilhoso Algarve.

Algarve - Portugal

Velejando no Algarve - Portugal Velejando no Algarve - Portugal

Velejando no Algarve - Portugal

Conte pros seus amigos
Share