Alagoas Bahia

De Salvador a Maceió

abr 22, 2009 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Barra do Itariri

De Salvador a Maceió, são 468 quilômetros de praias. Mas somente o número em si não é capaz de traduzir as belezas encontradas em três estados brasileiros: Bahia, Sergipe e Alagoas. Ali, encontram-se paraísos ainda intocados pelo turismo. Eu descobri esses recantos numa viagem que fiz com o Bruno, meu marido, em 2003 (ainda não tínhamos filhos), em que pegamos o avião para Salvador e alugamos um carro. Só o que sabíamos era que teríamos duas semanas para percorrer o caminho entre Salvador e Maceió, parando onde desse na telha. E, nesse trajeto, fomos descobrindo dezenas de praias maravilhosas, algumas intocadas, como Siribinha, na Bahia, e outras de agito, como a Praia do Forte, também na Bahia.

Praias entre Salvador e Maceió

Nessa viagem fantástica, visitamos os seguintes lugares:

  • Bahia: Itacimirim, Arembepe, Imbassaí, Praia do Forte, Barra do Itariri, Siribinha
  • Sergipe: Praia do Saco, Aracaju
  • Alagoas: Foz do São Francisco, Praia do Peba, Praia do Gunga, Praia do Francês, Maceió, Penedo e Piaçabuçu.

Praia do Saco/SE

A Praia do Saco, em Sergipe, conta com a vista maravilhosa de Mangue Seco, e a beleza própria da arquitetura humana e natural, com suas dunas e areia fina. Mas estávamos em fevereiro, antes do carnaval, e ela estava vazia demais para o meu gosto. Dividimos as ruas com os caranguejos, que tomavam conta de tudo.

Praia do Saco, Sergipe

Praia do Gunga/AL

A praia do Gunga, em Alagoas, é para mim uma das mais bonitas do Brasil (só perde para Fernando de Noronha). Parece um paraíso. Fica a apenas 33 km de Maceió e você tem que entrar por uma propriedade particular, tudo bem sinalizado na estrada. Tem restaurantes, barraquinhas, tudo para você aproveitar ao máximo esse paraíso em terras alagoanas.

Praia do Gunga, Alagoas - Brasil

Navegando pelo Velho Chico

Casebres nas margens do Velho Chico
Outro lugar digno de ser chamado de paraíso é a foz do maior rio navegável do Brasil, o São Francisco. O rio banha 504 municípios de sete estados, matando a sede de cerca de 13 milhões de pessoas e percorrendo 2.700 quilômetros, e vem desembocar no mar na divisa de Sergipe com Alagoas. Ali, podemos acreditar que Deus é realmente Brasileiro. Pegamos um barquinho popopó em Piaçabuçu, em Alagoas, e fomos em direção à foz. Paisagens estonteantes, casebres paupérrimos, tudo junto e misturado nessa miscelânia que é o nosso Brasil.Piaçabuçu, Alagoas - de onde partem os barcos para passeios no Rio São Francisco

Cidade de Penedo, em Alagoas
A foz do Velho Chico

Siribinha/BA

No município de Conde, na Bahia, quase na divisa com Sergipe, fica esse recanto escondido, a praia de Siribinha. A vila é super simples, assim como todas as hospedagens que você encontrar por lá. É uma rua com casas muito simples entre a praia e o rio. Mas vale a pena conhecer se você curte fugir um pouco da civilização e encontrar pessoas simples como essa mocinha aí da foto. Essa praia, certamente, não faz parte de nenhum roteiro turístico de nenhuma agência, por isso a beleza ainda é totalmente natural.


Siribinha, praia escondida na Bahia

Links relacionados


Gostou do blog? Então, quando for reservar seu hotel, clique num banner do Atravessar Fronteiras. Você não paga nada a mais por isso, e nós agradecemos a gentileza.

Booking.com

Conte pros seus amigos
Share