Goiás Top vem pro cerrado

Cristalina: garimpo e pedra Chapéu do Sol

out 12, 2017 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

“Mamãe, que excursão fantástica é essa que leva a gente pra garimpar?”

A frase entusiasmada partiu do meu filho Léo, de 10 anos, que estava simplesmente enlouquecido com a possibilidade de extrair cristais de um garimpo em Cristalina, cidade goiana a 140km de Brasília.

Estivemos lá agora em outubro, junto com o nosso grupo de blogueiros Vem pro Cerrado. Fizemos um encontro em que o blogueiro Luciano, do blog Viagem sem Frescura, organizou uma série de eventos que me fizeram ficar apaixonada pela região. Olha só o vídeo que fiz de lá.

 

Diversão para adultos e crianças

E essa visita ao garimpo foi um grande acontecimento. Não apenas para as crianças presentes, mas todos os adultos se encantaram de poder subir nas pedras e garimpar pequenos pedaços de cristal. Nem o pozinho branco que grudava em tudo e enchia os sapatos atrapalhou. Naquele espaço parecido com a lua, a galera queria mesmo era garimpar.

Galera do Vem pro Cerrado garimpando cristais em Cristalina

crianças garimpando cristais em Cristalina

O dono do garimpo, seu Eduardo, mais conhecido como Duda, fez questão de nos mostrar cada espaço desse precioso lugar e explicando como se descobre a existência de um veio de cristal na rocha. Ficou entusiasmado ao ver a turma de blogueiros se arrastando pelas paredes de rocha, tentando arrancar o melhor ângulo da foto ou o mesmo o melhor cristal.

Seu Duda explicando como se encontra cristal

Léo voltou pra casa com os bolsos da calça quase rasgando de tantos cristais que ele conseguiu garimpar. Tenho certeza de que a experiência ficará grudada em sua memória por muito tempo.

Garimpo em Cristalina

Para procurar seu Duda e combinar se dá para garimpar, pegue informações no Mercado do Cristal, no centro de Cristalina.

Pedra Chapéu do Sol

O garimpo fica próximo à impressionante Pedra Chapéu do Sol, em Cristalina, a apenas 2km dali.

É inacreditável ver aquela pedra imensa de 13,7 por 6 se apoiando num espacinho de um metro de diâmetro. Como é que não cai?

Pedra Chapéu do Sol - Cristalina Pedra Chapéu do Sol - Cristalina Pedra Chapéu do Sol - Cristalina

Pedra Chapéu do Sol - Cristalina

Pedra Chapéu do Sol - Cristalina

Eu confesso que tinha ficado com medinho de andar ali por baixo, mas a euforia foi maior. Fiquei pensando: se acontecer um terremoto (bastante improvável no Brasil) bem na hora em que eu estiver embaixo? Mas claro, esse pensamento foi embora rapidinho. Tem até pinturas rupestres na pedra. 

Para fazer o passeio, quem dirigiu a van foi Zé Ailton, sempre disposto e sempre alegre. Quem quiser o contato, aí vai: 61 9682-5947.

Encontro Vem pro Cerrado em Cristalina

O Vem pro Cerrado é um grupo de oito blogs que se uniram para mostrar as belezas de nossa região.

Blogs participantes do Vem Pro Cerrado

Esse encontro em Cristalina é o primeiro grande evento do grupo.

Agradecemos muito o apoio das seguintes instituições:

  • Prefeitura de Cristalina
  • Balneário das Lajes
  • Ity Hotel
  • Jeep Club Cristalina
  • Cristal Park Hotel
  • Fazenda Pedra Chapéu de Sol

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!

Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share