Cristalina: garimpo e pedra Chapéu do Sol
“Mamãe, que excursão fantástica é essa que leva a gente pra garimpar?”
A frase entusiasmada partiu do meu filho Léo, de 10 anos, que estava simplesmente enlouquecido com a possibilidade de extrair cristais de um garimpo em Cristalina, cidade goiana a 140km de Brasília.
Estivemos lá agora em outubro, junto com o nosso grupo de blogueiros Vem pro Cerrado. Fizemos um encontro em que o blogueiro Luciano, do blog Viagem sem Frescura, organizou uma série de eventos que me fizeram ficar apaixonada pela região. Olha só o vídeo que fiz de lá.
Diversão para adultos e crianças
E essa visita ao garimpo foi um grande acontecimento. Não apenas para as crianças presentes, mas todos os adultos se encantaram de poder subir nas pedras e garimpar pequenos pedaços de cristal. Nem o pozinho branco que grudava em tudo e enchia os sapatos atrapalhou. Naquele espaço parecido com a lua, a galera queria mesmo era garimpar.
O dono do garimpo, seu Eduardo, mais conhecido como Duda, fez questão de nos mostrar cada espaço desse precioso lugar e explicando como se descobre a existência de um veio de cristal na rocha. Ficou entusiasmado ao ver a turma de blogueiros se arrastando pelas paredes de rocha, tentando arrancar o melhor ângulo da foto ou o mesmo o melhor cristal.
Léo voltou pra casa com os bolsos da calça quase rasgando de tantos cristais que ele conseguiu garimpar. Tenho certeza de que a experiência ficará grudada em sua memória por muito tempo.
Para procurar seu Duda e combinar se dá para garimpar, pegue informações no Mercado do Cristal, no centro de Cristalina.
Pedra Chapéu do Sol
O garimpo fica próximo à impressionante Pedra Chapéu do Sol, em Cristalina, a apenas 2km dali.
É inacreditável ver aquela pedra imensa de 13,7 por 6 se apoiando num espacinho de um metro de diâmetro. Como é que não cai?
Eu confesso que tinha ficado com medinho de andar ali por baixo, mas a euforia foi maior. Fiquei pensando: se acontecer um terremoto (bastante improvável no Brasil) bem na hora em que eu estiver embaixo? Mas claro, esse pensamento foi embora rapidinho. Tem até pinturas rupestres na pedra.
Para fazer o passeio, quem dirigiu a van foi Zé Ailton, sempre disposto e sempre alegre. Quem quiser o contato, aí vai: 61 9682-5947.
- Veja a história dessas pedras maravilhosas contadas pelo blog de Cristalina, Viagem sem Frescura.
- O post do Leve sem Destino sobre Cristalina ficou bem completinho. Dá uma olhada.
Encontro Vem pro Cerrado em Cristalina
O Vem pro Cerrado é um grupo de oito blogs que se uniram para mostrar as belezas de nossa região.
Blogs participantes do Vem Pro Cerrado
-
- Atravessar Fronteiras (nós!!!!)
- Leve sem Destino
- Viajante Comum
- Sentidos do Viajar
- Viagem sem Frescura
- Viajante Móvel
- Az Wanderlust
- Turistando no Mundo
Esse encontro em Cristalina é o primeiro grande evento do grupo.
Agradecemos muito o apoio das seguintes instituições:
- Prefeitura de Cristalina
- Balneário das Lajes
- Ity Hotel
- Jeep Club Cristalina
- Cristal Park Hotel
- Fazenda Pedra Chapéu de Sol
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!
Booking.com
Oi adriana, origado pelo post, eu fiquei muito emocionado e estou muito ansioso por visitar Cristalina! Ahh e as fotos estao lindissimas!
Que bom que você gostou! Obrigada pelo retorno!