Bahia

Voltei! E vamos agora para Arraial!

nov 18, 2009 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Gente, depois de um longo e tenebroso inverno, no qual eu não tinha condições de postar, voltei à minha casa e retomei a vontade de preencher esse blog com minhas histórias…
Hoje, vou falar de Arraial d’Ajuda. É uma cidade na Bahia, próxima a Porto Seguro, fica separada somente por uma balsa e uns dez quilômetros de estrada. Mas a proximidade só fica na parte física mesmo. Arraial é totalmente diferente de Porto Seguro. Em Arraial, as ruas são de terra, e a cidade tem dezenas de lojinhas muito transadas. Os bares, localizados em becos, como o Beco das Cores, também são todos estilosos, um estilo rústico chique. O povo de Arraial é mais alternativo, bem diferente do estilo axemeurei de Porto Seguro.

Nat, Aninha, Julio e eu em Arraial, há teeeeempos atrás.Eu já fui para Arraial tantas vezes que nem me lembro. Já aproveitei muito a noite de Arraial, se bem que nunca fui tão da noite assim: a galera em Arraial sai para a balada lá pra meia-noite. Tem umas festas muito loucas na praia, a maioria no Parracho. Inclusive, ficava no Parracho, bem em frente à praia, a última pousada em que fiquei, numa viagem totalmente família. Essa última vez, fomos eu, Bruno e os meninos, Léo tinha uns 7 meses apenas. E resolvemos ficar no Parracho, porque eu ainda não falei, mas Arraial fica em cima de uma falésia. A vista é linda, mas descer para a praia todo dia é uma ginástica.
PAUSA – Teve uma vez em que eu fui com a Aninha, e choveu a semana toda e fez frio (não vá em julho, a Bahia é fria em julho, pode acreditar!). Resolvemos descer para a praia mesmo assim, mas tinha tanta lama na estradinha que minha chinela afundou e eu fiquei presa. Vinha subindo um carro, também derrapando na lama, que quando me viu parada no meio da estrada, não teve outra opção senão sair descendo, escorregando de costas. Isso é Arraial em julho.

Eu, Aninha e a vista de cima de Arraial – dá pra ver Porto Seguro

DESPAUSA – Voltando à história da falésia… imagina descer para a praia carregando menino e tralha de menino? E depois subir isso tudo? Então, resolvemos ficar um pouco afastados do centrinho, e ficamos na famosa praia do Parracho, numa pousada deliciosa chamada Saint-Tropez.

Arthur olhando o mar da cerca da pousada Saint-Tropez
Léo se divertindo na pousada.

Eu e Léo. Bruno, Léo e Arthur no centrinho de Arraial

A pousada era muito boa, com piscina fantástica e área de lazer enorme. Nosso quarto tinha uma salinha e varanda, e além de tudo tinha um restaurante delicioso. A praia em frente era muito boa também. Daí, uma hora eu estava passeando pela pousada, vi um lugar que me deu uma sensação de deja-vú. Eu fiquei pensando: já estive aqui… E não é que tinha estado mesmo? Há centos anos atrás eu fui numa festa ali, chamava Buraco Louco (imagina que loucura), e nossa pousada ainda guarda as ruínas desse lugar. Removi a história do fundo do baú da memória, porque nunca mais tinha me lembrado nem daquela festa e nem daquele lugar.

Uma coisa que eu gosto de fazer quando vou para Arraial é caminhar pela praia até Trancoso. É uma caminhada linda, de uns 10km, emoldurada pelas falésias, tem um riozinho com uma pousada no meio para descansar. Delícia total. Chegando em Trancoso, é só aproveitar aquela praia deliciosa e pegar um busu para voltar para Arraial. Ou então encarar o caminho de volta a pé… Aí embaixo, o caminho entre Arraial e Trancoso.

Conte pros seus amigos
Share