África do Sul Top

Do Kruger a Joanesburgo de carro: tem até rinocerontes no caminho

jun 07, 2024 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Primeiro de tudo: você tem coragem de dirigir na mão inglesa?

Resposta afirmativa dada, vamos seguir com o post.

Pense em encontrar estradas maravilhosas, com ótima infraestrutura de paradas e postos de gasolina. 

Estávamos em Hazyview, uma cidade que fica bem próxima de uma das entradas do Kruger Park. 

De lá tínhamos que ir a Joanesburgo, pois o nosso voo para o Brasil era no dia seguinte. São cerca de 400 km de Hazyview para Joanesburgo.

Dirigindo do Kruger para Joanesburgo

Saímos por volta de 10h30 do nosso hotel em Hazyview e pegamos a estrada. Estrada linda, com belas cidades no caminho, super segura, fiquei realmente impressionada com a qualidade e com vergonha das nossas estradas brasileiras. 

Já tínhamos há poucos dias feito a Rota Panorâmica, que realmente me impressionou, uma série de montanhas e mirantes impressionantes também perto do Kruger e Hazyview. Então nesse dia, não iríamos fazer a rota panorâmica de novo. Mas tínhamos marcado algumas atrações no caminho.

Sudwala Caves

A primeira parada exigiu um pequeno desvio de uns 15km: as Sudwala Caves. Ficam no meio de uma linda mata, são grutas imensas, iluminadas, em que você tem uma guia acompanhando todo o seu passeio, que dura cerca 45 minutos. As grutas estão localizadas na província de Mpumalanga. Lá dentro é bem friozinho e o passeio é bem tranquilo, só um trecho pequeno você tem que se abaixar. Na maioria do trajeto, a gruta é imensa, tem inclusive um anfiteatro onde são realizados concertos, eu fiquei impressionada. 

Os adultos pagam 120 rands para entrar (cerca de 40 reais), com direito a guia. Lá do lado de fora tem uma tirolesa paga à parte que parece ser legal, mas não tínhamos tempo para fazer. É um passeio tranquilo e legal.

Sudwala Caves, África do Sul Sudwala Caves, África do Sul Sudwala Caves, África do Sul

Rinocerontes no meio da estrada

Uns 130km depois das cavernas, paramos num lugar que, a princípio, não estava nos nossos planos, mas a dona da pousada que ficamos nos indicou antes de sairmos.

Era o posto Alzu, um super posto de gasolina com muita estrutura, várias lojas e…. animais selvagens!!!!

Isso mesmo!!!! Em nenhum lugar do mundo você pode sentar e saborear um café enquanto observa búfalos e rinocerontes caminhando a poucos metros de você. Soltos na natureza! Tem avestruz, impala, zebra e outros animais selvagens. IMPRESSIONANTE! Até do banheiro dá pra ver os bichos.

Nos nossos safáris na África do Sul tínhamos visto apenas 2 rinocerontes tímidos, que ficaram escondidos na mata. Ver agora esses animais tão de pertinho, soltos nessa reserva, foi muito massa! Foi legal observar o comportamento deles com os outros animais. Essa parada é simplesmente imperdível. 

Posto Alzu na África do Sul

Posto Alzu na África do Sul

Posto Alzu na África do Sul

Chegando a Joanesburgo

Depois de toda a tranquilidade da estrada e dessas atrações, a proximidade de Joanesburgo já vinha trazendo o trânsito e a loucura da cidade grande. E as regras de trânsito e a mão inglesa deixavam um pouco tensa essa parte da viagem. Mas no final, deu tudo certo. Dormimos num hotel perto do aeroporto e no dia seguinte saímos de manhã cedo. 

Eita país bom, essa África do Sul!

Conte pros seus amigos
Share