Rio de Janeiro

Jacarés no Rio de Janeiro? Ilha da Gigoia

jul 31, 2023 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Você sai do metrô Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Anda uns 50 metros sem nem atravessar a rua. Daí você chega no portal que vai te levar para um novo mundo na Cidade Maravilhosa. Mundo com mangue, tranquilidade, ruas sem carros, casinhas fofas e… jacarés!

Isso mesmo!

Ali, a 50 metros da estação do metrô, você encontra os barquinhos na beira do canal que leva à Ilha da Gigoia.

Se você estiver de carro, pode estacionar no Shopping Barra Point e pegar um barquinho. 

Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

 A ilha fica logo em frente. Você pode escolher pegar o barquinho diretamente pra ilha, mas escolhemos fazer o passeio pelo mangue para ver os jacarés e a vida natural. Pagamos 35 reais cada pelo passeio, que dava direito a ficar na Ilha e depois passar um zap para voltar.

O barqueiro Vinícius, um cara novinho e super tranquilo e simpático, guiava de uma forma bem tranquila também. No barco, estava o nosso grupo de seis pessoas e mais dois turistas. 

Ele foi explicando como era viver na Gigoia, mostrando as casas das celebridades, mostrando outras ilhas e falando do transporte que usavam para sair e chegar na ilha, alguns com seus barquinhos próprios, como a atriz Dira Paes, que mora lá. Ele falou que a ilha era muito tranquila, porque só dava para sair de barco. E que todo mundo se conhece. 

Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

Jacarés no Rio de Janeiro

De repente, entramos num outro mundo, parecia o Parque dos Dinossauros. O barco foi margeando um mangue e dezenas – dezenas mesmo – de jacarés descansavam nas pequenas prainhas de areia marrom. Outros nadavam tranquilamente do lado do nosso barco. 

Jacarés na Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

Jacarés na Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro Ilha da Gigoia - Rio de Janeiro

 

O Vinícius falou que tinha muita capivara também, mas não vimos nenhuma. Fiquei maravilhada com tanto jacaré, eu nunca tinha ouvido falar nisso, minha gente!!!! Incríveis demais essas surpresas do Rio de Janeiro. 

Passeamos mais um pouco, cerca de 40 minutos, e o barco nos deixou em uma das entradas da Ilha da Gigoia. O combinado era passear por lá, almoçarmos e chamarmos o barqueiro para nos buscar de volta ao mundo.

Passeando na Ilha da Gigoia

É uma delícia passear pelas estreitas ruazinhas da Ilha da Gigoia, onde só passa gente a pé e bicicletas. Lojinhas, padarias, restaurantes, barzinhos, tudo muito simples e convidativo. Pessoas bem simpáticas, aquele clima de cidade pequena mesmo. 

Ilha da Gigoia Ilha da Gigoia

Almoçando na Ilha da Gigoia

Andamos andamos e paramos no Cais Bar, um restaurante simpático na frente da lagoa, com uma vista linda. Comida muito boa (especialista em frutos do mar) e tomando uma cervejinha, naquela vibe deliciosa…

Ilha da Gigoia

Ao final, mandamos um zap pro barqueiro que nos pegou rapidamente e já voltamos à Barra e à civilização. 

Conte pros seus amigos
Share