Alemanha

Monschau: uma das cidades mais lindas que conheci

jan 18, 2022 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Monschau parece uma cidade de conto de fadas. Um centro histórico com casinhas em estilo enxaimel, quase todas branquinhas. A cidadezinha é rodeada por colinas com castelos e ruínas, com uma vegetação exuberante. Além disso, Monschau tem um rio que corta a cidade e dá todo charme às pontes, além da delícia de escutar o barulhinho da água o tempo todo. 

Estive na cidade alemã de Monschau no Natal de 2021 (pense num frio). Já conheci muitas cidades lindas, inclusive na Alemanha (Rothemburg ob der Tauber era a minha preferida), mas Monschau me ganhou. Eu fiquei simplesmente ENCANTADA com a beleza do lugar. 

A cidade de Monschau, na Alemanha

Onde fica Monschau?

Monschau fica na fronteira com a Bélgica, por isso lá todas as atrações estão em Alemão, Inglês e Francês. O centro histórico sobreviveu aos ataques da Segunda Guerra Mundial, razão pela qual suas casinhas e ruas são as mesmas de 300 anos atrás. É um lugar bem turístico e estava bem movimentado no período que ficamos lá. 

A cidade de Monschau, na Alemanha

A cidade de Monschau, na Alemanha

Ficamos passeando pelo centro histórico sem nos preocupar. Subimos para um castelo do Século 13, com uma vista sensacional da cidade. 

A cidade de Monschau, na Alemanha

A cidade de Monschau, na Alemanha

A cidade de Monschau, na Alemanha

Ao redor de Monschau fica o Eifel National Park, que deve ser um lugar FANTÁSTICO para se visitar em meses quentes. Tem caminhadas, um lago maravilhoso com todos os esportes aquáticos. Tem também um centro de treinamento que era usado pelos nazistas, o NS-Ordensburg Vogelsang, aberto à visitação. Como fomos no inverno, nem pensamos em fazer passeios na natureza e não visitamos o parque. 

A cidade de Monschau, na Alemanha

A cidade de Monschau, na Alemanha

A cidade de Monschau, na Alemanha

Colônia e Aachen bem pertinho

A menos de 30km de Monschau está a bela cidade de Aachen. Passamos lá no dia 24 de dezembro, estava tudo vazio, me deixou com gostinho de quero mais, inclusive porque o famoso Mercado de Natal de lá já não estava funcionando (fechou dia 23, pra minha tristeza). 

E a famosa Colônia, com sua belíssima e altíssima catedral, fica a 100 km de Monschau. Muito perto. Também fomos no dia 24, mas de manhã, admiramos a catedral, entramos nela (precisava mostrar o certificado de vacina), e começamos a andar pelas ruas de lojas ao lado da Catedral, mas como era dia 24, às 14h tudo fechou como num passe de mágica!

Onde se hospedar em Monschau?

A cidadezinha de Monschau tem um centro histórico fofo, onde é proibido o trânsito de carros. Tem vários estacionamentos pagos em volta para deixar o carro. Pensando nisso, achei melhor não ficar hospedada diretamente no centro histórico, porque teríamos que carregar malas pelas ruas e pagar o estacionamento por um grande período. 

Optei pelo Eifellounge, um lugar que funciona como hotel e aluguel de lounges a menos de 5km do centro histórico. A cidade ainda é considerada Monschau, mas é moderna, como supermercados e postos de gasolina. No Eifellounge ficamos numa casinha (lounge) aconchegante e confortável de 2 quartos com cozinha, onde passamos o Natal. O carro ficava estacionado gratuitamente na porta. Era muito fácil ir ao centro histórico de Monschau, afinal nem 5km nos separavam. 

Eifellounge, em Monschau, na Alemanha

 

Conte pros seus amigos
Share