Eventos no Eixão do Lazer - Chef nos Eixos
Brasília

Eixão do Lazer: um patrimônio de Brasília

dez 08, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Se você vai visitar Brasília em algum domingo ou feriado e gosta de atividades ao ar livre, então não perca essa: curta o Eixão do Lazer.


Projeto do Plano Piloto - Lúcio Costa - Fonte: http://arquiteturaurbanismotodos.org.br/Mas o que é o Eixão do Lazer?

Sabe aquela curva desenhada por Lúcio Costa que faz com que nossa capital se pareça com um avião? Pois é, o Eixão corta a cidade de norte a sul. Nos dias de trabalho, é lotada de carros indo de um lado para o outro. Mas aos domingos e feriados, tudo muda.

A pista, que tem 15 km no total, fica recheada de bikes, carrinhos de bebê, patins, corredores, cachorros, eventos, vendedores de água de coco. Saem de cena os carros, entra a saúde. Isso há 25 anos. São três pistas de cada lado, mais uma central, cabe todo mundo, um espaço democrático.

Os ipês colorem o Eixão do Lazer durante a secaO bom do Eixão do Lazer é que, de quase todo lugar onde você estiver no Plano Piloto, dá pra chegar a pé. Da minha casa ao Eixão do Lazer são 300m. Então adivinha onde eu corro aos domingos???

 

Correndo no Eixão 

Eu moro na Asa Norte, e costumo percorrer o eixo norte quase todo, correndo quase sempre uns 10km. O Eixo Norte tem a característica de muitas subidas ou descidas. Não tem jeito, minha casa, na SQN 110, fica bem no fundo de um vale, ou seja, para qualquer lado que eu decida correr, vou ter que subir. Já me acostumei.

No meio do caminho, tem vendedores de água de coco pelo menos a cada 400m, tem uma barraquinha deliciosa de caldo de cana na altura da SQN 105.

E se você quiser continuar, pode seguir caminho quando chega no centro da cidade, descer o Buraco do Tatu (a pista do Eixão que passa debaixo da Rodoviária de Brasília) e seguir correndo até a Asa Sul.Correndo no buraco do Tatu - Eixão do Lazer

Quantos kms tem o Eixão Sul?

O Eixão Sul, assim como o Norte, tem 7 km de extensão. Diferente do eixão norte, o eixão sul não tem muitas subidas. Mas não se engane. Quando a gente corre até o fim do eixão sul, vai tranquilo. Na volta, é uma subida constante, quase imperceptível no começo, mas no final você fica vendo o Banco Central que não chega nunca!!!!

Passando o Banco Central numa corrida no Eixão do Lazer

Eventos no Eixão do Lazer - Chef nos EixosEventos no Eixão do Lazer

De uns tempos pra cá, Brasília está marcada por eventos em que as pessoas ocupam os espaços públicos (que são e sempre foram seus) e fazem eventos que reúnem amigos e famílias. No final do eixão norte, já em frente à ponte do Braguetto (que liga o Plano ao Lago Norte e outras cidades), tem um descidão que é ocupado religiosamente pela galera do skate. Eles até colocam cones para deixar umas pistas exclusivas pros skatistas.

Daí, ali perto, no gramado, a galera colocou slackline, brinquedos infláveis para as crianças, de vez em quando rolam food trucks e outros eventos, como o Rock na Ciclovia, que reúne música no meio do gramado, feirinha de artesanato e food trucks. Muito legal.

Além disso, tanto o Eixão Norte quanto o Sul são palco de um dos maiores eventos de gastronomia “de rua” de Brasília, o Chef nos Eixos, que reúne milhares de pessoas em volta de standes de renomados chefs de Brasília com pratos a no máximo R$ 30. Isso tudo no meio do Eixão. Quer coisa melhor?

Veja também


Você gosta do nosso blog? Então que tal clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Já deixe nos seus favoritos! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share