França

Normandia: uma overdose de guerra para valorizar a paz

jul 25, 2015 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share
Depois de passar horas no maravilhoso Memorial da Paz, em Caen, na Normandia, o local do desembarque das tropas do Dia D da II Guerra, o meu filho Arthur de 11 anos fez o seguinte comentário: “No memorial da paz, a gente só vê guerra, mamãe”. Exatamente, meu amor. Tomamos essa overdose de guerra para dar ainda mais valor à paz.

Muro de uma das praias do desembarque do dia D - Arromanches - Normandia

Aqui em casa, o grande especialista e interessado da Segunda Guerra Mundial e o famoso Dia D é o meu marido Bruno. Por isso, eu achava que a visita à Normandia, na França, para vivenciar aqueles lugares que mudaram de uma maneira dolorosa a história da humanidade, só iam interessar a ele. Eu estava redondamente enganada.
A Normandia é uma aula de história, um apelo à paz, em meio a lugares lindos, bucólicos, históricos, onde nem de longe se imagina o horror que aconteceu ali 71 anos atrás, durante o desembarque das tropas aliadas naquelas praias calmas.

As praias do desembarque na Normandia ficam num espaço de 80km que se pode percorrer perfeitamente num dia, ou em dois, com mais calma. Veja o Mapa da Normandia abaixo.Mapa da Normandia - Dia D

Onde se hospedar na Normandia

Escolhi montar base numa cidade positivamente surpreendente, Bayeux, a 20 km do litoral, com uma catedral maravilhosa, rodeada por restaurantes agradáveis. Na catedral de Bayeux, tivemos a grata surpresa de assistir a um espetáculo de luzes e música noturno (depois das 10h30 da noite, por causa do verão francês), numa árvore em todos os sentidos cinematográfica. Ficamos hospedados numa pousada chamada Relais Saint-Loup, um B&B de um simpático casal, que nos fez nos sentir em casa, com um café da manhã na cozinha deles, com comidas deliciosas e uma boa conversa. O casarão foi construído em 1750! Veja aqui outros hotéis em que você pode ficar em Bayeux.

A linda cidade de Bayeux, França, Normandia A linda cidade de Bayeux, França, Normandia

O que visitar na Normandia

Bayeux fica a 20km de Arromanches, uma das praias do desembarque. Lá tem o “Museu do Desembarque”, onde se pode conhecer a grande estrutura montada pelos aliados para desembarcar todo o arsenal bélico, inclusive com pontes retráteis com capacidade de desembarcar canhões nas praias. Na praia ainda há escombros daquela época.

A bucólica cidade de Arromanches, palco do desembarque do Dia D Na praia de Arromanches, ainda há destroços da segunda guerra

Em seguida, fomos visitar alguns bunkers alemães, ou batteries, Longues sur Mer. Ficam no meio de uma linda pradaria, de frente para as grandes falésias normandas. Tem ainda os canhões e se pode ver a destruição dos tiros. Também um lugar superlindo e bucólico. Como, meu Deus, esse lugar pode ter presenciado tanta atrocidade?

Bunkers alemães na Normandia - Dia D
Cemitério americano, na NormandiaUm lugar que me deixou especialmente emocionada foi o Cemitério Americano, onde estão sepultados 9.387 soldados americanos que morreram naqueles dias naquelas praias. Tem um museu bem interessante no início, o cemitério fica numa falésia em frente ao mar (a primeira cena do filme Soldado Ryan foi gravada lá). As milhares de cruzes e de estrelas de Davi tocam o coração de uma forma dolorosa. Para que a raça humana mata seus iguais sem motivo?

Almoçamos num agradável restaurante na praia de Omaha, talvez a mais famosa do desembarque. Em cada espaço da Normandia, uma recordação da guerra. Ela existiu, ainda existe. É uma dor na alma, mas uma forma de aprendizado. Será que conseguiremos superar isso?Praia de Omaha, Normandia

Memorial da Paz, Caen, NormandiaCausam apreensão as dezenas de crateras no chão, formadas pelas muitas bombas que caíram ali e quase 100 anos depois ainda são uma marca indelével da guerra. Convivendo pacificamente com turistas e ovelhas.

Isso tudo foi feito num único dia, sem atropelos. No dia seguinte, fomos ao Memorial da Paz de Caen que citei no início. Um lugar imperdível, pelo menos 2 horas de história, sei que isso ficará marcado na alma e no aprendizado dos meus filhos. Para que o horror da guerra nos encha de louvores pela PAZ.
Pedaço do Muro de Berlim no Memorial da Paz, Caen

Links Relacionados

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share