
Cinco lugares para você amar Villa la Angostura
Quem me conhece, já ouviu falar MUITO de Villa la Angostura, meu lugar preferido na Terra. É uma cidadezinha super charmosa na Argentina, a 80km da badalada Bariloche. Mais acolhedora, mais fofinha, com atrações de tirar o fôlego e querer ficar pra sempre. Aqui, vou falar de 5 lugares imperdíveis que você tem que conhecer quando for a Villa.
1- Porto de Villa la Angostura
De lá partem os barcos para visitar o bosque de Arrayanes e os veleiros e barcos para curtir o lago Nahuel Huapi.
Eu ADORO os restaurantes e barzinhos que ficam perto do porto, com mesas ao ar livre em frente a um gramado delicioso, cheio de cachorros patagônicos e com parque infantil e feirinha de artesanato. No verão, é uma delícia ficar ali apreciando a vista e se esbaldando no espumante.
No inverno, a coisa muda. Fica difícil aguentar a temperatura para ficar lá fora. Melhor ficar no calorzinho dos restaurantes.
Ao lado está a Baía Mansa e suas águas calmas abrigadas pela Península de Quetrihue, uma praia deliciosa. Dá pra alugar caiaques no verão. Tem banheiro e vestiário.
Fica ali o Istmo de Quetrihue, que é uma porção de terra que une a península de Quetrihue ao continente, justamente o que dá o nome a Angostura. É de lá que você vai sair se quiser fazer os trekkings e pedaladas pelo Parque Nacional los Arryanes.
Do outro lado do Istmo de Quetrihue, a apenas 300 metros de distância da calmíssima Baía Mansa, está a Baía Brava, que faz jus ao nome. Voltada para o Chile, ela tem águas bem mais agitadas. Mas no verão, também é uma boa opção de praia. Em 2011, foi a primeira a ser enterrada pelas cinzas do Vulcão Puyehue, que está bem pertinho. Já falei aqui sobre a erupção.
2- Praia do Lago Correntoso
O Rio Correntoso é um dos menores rios do mundo com 200 metros, Ele liga dois lagos deslumbrantes: o Nahuel Huapi e o Correntoso, e mesmo tão pequeno, também é deslumbrante.
Tudo emoldurado por pontes cinematográficas, uma água azul límpida e onde nadam as melhores trutas da região, muito procurado pela pesca.
A apenas 500 metros do rio Correntoso está a minha praia preferida em villa: a Praia do Lago Correntoso. Essa praia possui um camping, mesas de piquenique, barzinhos, aluguel de caiaque, e é um dos melhores programas para fazer em Villa la Angostura durante o verão.
3- Estação de esqui Cerro Bayo
É a estação de esqui de Villa la Angostura. Lugar sensacional para se conhecer, mesmo que não seja inverno. Dali, não tem como não ficar embasbacado com a beleza de Villa la Angostura
Isso porque, ostenta uma vista espetacular para a cidade e o Lago Nahuel Huapi, além das montanhas de Bariloche.
O Cerro Bayo fica a apenas nove quilômetros do Centro de Villa.
Próximo à base do Cerro Bayo existe uma trilha maravilhosa em meio a árvores altíssimas que levam ao mirante da Cascata do Rio Bonito. Vale a pena dar uma parada para conhecer.
No inverno, você vai curtir os tradicionais esportes de inverno: esquiar e snow board, além de curtir uma esquibunda aqui e ali.
No verão, eles abrem a montanha para várias atividades, como mountain bike. Num verão, eu, Bruno e Léo decidimos descer a montanha de bicicleta. Minha mão doeu demais de tanto apertar o freio, eu não fui feita pra esse esporte. Mas pra quem curte adrenalina, é massa!
4- Puerto Manzano
O Puerto Manzano é um lugar mágico: uma península belíssima situada sete quilômetros antes de chegar a Villa, na Ruta Nacional.
No Puerto Manzano estão casas e pousadas mais lindas, além de restaurantes à beira lago onde se tem uma vista indescritível. No porto de Puerto Manzano tem alguns bares e um restaurante muito bom, com praia própria, o “A Estribor de Marinas”. Eu sempre vou lá quando vou a Villa e já passei até um reveillon ali.
5- Centrinho de Villa la Angostura
O centro de Villa é pequeno. Uma ruazinha principal, super charmosa, que na verdade é uma estrada internacional que liga a Argentina ao Chile, que fica a 50 quilômetros dali. Isso é perigoso porque o tráfego de caminhões é intenso, então a população quer que uma solução seja encontrada, o que nunca chega.
Pra mim, é a maior concentração de lojinhas descoladas, sofisticadas e de chocolates maravilhosos no mesmo lugar.
Inclusive, o melhor sorvete da região fica no El Bosque Chocolate, no centro de Villa.