Brasília - Ermida dom Bosco
Brasília

Brasília nas 4 estações

ago 31, 2018 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Quando eu falo para as pessoas que moro em Brasília, muita gente me responde: “faz muito calor lá, né?”.

Não sei por que Brasília passa essa impressão. E minha resposta é: faz menos calor do que a maioria das cidades brasileiras.

 

Temperatura anual em Brasília

Fonte: CLIMATE-DATA.ORG

A beleza e as dores da seca

Aqui em Brasília, temos a estação seca bem definida. Começa a parar de chover em maio. Em junho ou julho, é totalmente improvável que chova. Em junho e julho, faz frio em Brasília.

Frio e seca em Brasília – junho e julho

Claro que não tem nada parecido com o frio de Curitiba em Brasília. Em alguns anos, passo mais de um mês indo trabalhar de calça, casaco e bota. E fico o dia todo de casaco. E durmo de meia e cobertor. A temperatura mínima de manhã cedo nesses meses chega a 9 ou 10 graus. Eu, que corro antes das 7 horas da manhã, pego um frio danado.

Frio no Parque Olhos d'Água, Brasília

O legal da época de seca é que você pode organizar qualquer evento sem medo de chuva. Se chover, é porque você é muito azarado mesmo (kkkk).

O ruim da época de seca é justamente aguentar a secura. Viver em Brasília não é pros fracos. Conheço muita gente que veio visitar Brasília nessa época e teve que voltar mais cedo, porque o nariz não parava de sangrar, ou porque teve alguma doença respiratória, que lota os hospitais aqui.

Ah! Os ipês!

Outra coisa linda da seca são os ipês: os roxos começam a florescer no início da seca, entre junho e julho, depois vêm os amarelos e finalmente os meus preferidos: os brancos. Depois começam a segunda florada (em volume menor). A chegada dos ipês é um festival de felicidade na capital federal, em cada árvore florida sempre tem várias pessoas em volta fotografando, querendo imortalizar essas bênçãos dos céus…

Ipês na seca em Brasília

Ipês na seca em Brasília

Ipês na seca em Brasília

Calor e seca – agosto e setembro

Assim como o frio chega de repente em Brasília, ele vai embora. Em agosto, passamos de máximas de 22, 23 graus, para máxima de 30 graus. Com aquela secura, fica difícil viver. Você nunca vai ver temperaturas muito maiores do que isso em Brasília. Mas como estamos a 1000 metros de altitude, o sol é mais ardido. Geralmente, a seca se estende pelo mês de agosto, às vezes só chove no final de setembro.

Nesses anos em que a seca é braba, fica bem difícil aguentar agosto e setembro. O céu fica com névoa seca o tempo todo, muita queimada. Muito calor. É sempre um espetáculo legal ver a reação das pessoas às primeiras gotas de chuva depois de 3 meses de seca. A galera sai às ruas, põe a mão pra fora do carro, posta a chuva nas redes sociais. Na TV e no jornal, só se fala disso. Parece uma novidade de outro mundo! Mas é só a natureza mostrando a sua cara, minha gente! Brasília tem disso!

Chuvaaaaa!

Depois, assim que acaba a seca, começa a chover em Brasília até não parar mais. Em novembro, por exemplo, é meu aniversário. Nunca passei um aniversário sem chuva. Se você for fazer qualquer festa, prepare-se para alugar toldos e afins. Chove MUITO  nos meses de novembro, dezembro, janeiro e fevereiro. Já peguei um carnaval em que choveu o tempo todo (mesmo assim nos divertimos muito).

Chuva no carnaval em Brasília

Chuva em Brasília

As temperaturas se mantém com manhãs a 18/20 graus e à tarde passa um pouco dos 30. Mas pode esfriar um pouquinho, devido ao volume de chuvas. Aqui em Brasília, não tem aquela chuva quente como no Norte ou Nordeste.

Daí em março e abril, as chuvas começam a rarear. E começa todo o ciclo novamente.

Blogagem coletiva

Esse post faz parte de uma blogagem coletiva, em que outros blogueiros de viagem dão dicas são estações do ano em vários lugares do Brasil e do mundo.


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share