Santa Catarina

Urubici: onde o Brasil é sempre frio

ago 13, 2017 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Quando o inverno chega ao Brasil, quase sempre o nome da pequena Urubici, em Santa Catarina, é lembrado. Afinal de contas, a neve é uma constante para os moradores de lá. O frio no inverno fica sempre abaixo de zero e as fotos de neve estão espalhadas pela cidade.

Esse ano de 2017, quando decidimos conhecer a Serra Catarinense, Urubici foi escolhida sem pestanejar. É uma cidade bem pequena, de pouco mais de 10 mil habitantes. É rodeada por atrações belíssimas da natureza. Fica a 915 m de altitude, no vale do Rio Canoas. Uma das suas principais atrações, o Morro da Igreja (veja o nosso post aqui), é onde foi registrada, extra-oficialmente, a temperatura mais baixa do país: −17,8 °C, em 29 de junho de 1996.

Urubici/SC

Frio em Urubici

Nós fomos na rota do frio, chegamos lá na última semana de julho. Apesar de ter nevado na semana anterior, infelizmente quando fomos o frio estava bem ameno. De manhã, de noite e de madrugada, era uma friaca, dormíamos com calefação. Mas de dia, a temperatura chegava aos 20 graus, dava até pra ficar sem casaco.

Onde ficar em Urubici

Urubici/SC

Apesar de ser uma cidade pequena, tudo é muito distante em Urubici. Não tem uma ruazinha com restaurantes e lojinhas, por exemplo, que possa ser percorrida a pé. Eu não sabia disso quando fiz a reserva do meu hotel e escolhi uma pousada dentro da cidade, porque pensava que à noite não precisaríamos de carro.

Vã ilusão. Ficamos numa pousada fofa, a Pousada Casa da Serra, na cidade.

Eram suítes numa casa, o nosso quarto era muito bom, e os meninos ficaram em outro. As funcionárias eram super simpáticas, nos contavam muitos causos e davam dicas no café da manhã.

Mas, olhando todo o entorno de Urubici eu me arrependi de não ter ficado em um lugar mais bucólico. No caminho para o Morro da Igreja tem várias pousadas rurais, como vistas de tirar o fôlego. Seria uma experiência mais típica do que ficar dentro da cidade. #ficaadica

Urubici/SC

Aqui você pode pesquisar outros hotéis em Urubici.

O que fazer em Urubici

A natureza que cerca Urubici foi generosa. Quem gosta de atrações naturais tem um prato cheio. Mas anote que todas elas exigem carro…

Morro da Igreja

O maior cartão postal de Urubici. Veja o que já falamos do Morro da Igreja aqui.

 

Gruta Nossa Senhora de Lourdes

Quando você está indo para o Morro da Igreja, NÃO DEIXE DE PARAR nessa gruta. O lugar é maravilhoso, parece saído de um filme. Árvores cinematográficas compõem o visual. Na gruta, foi feito um oratório dedicado a Nossa Senhora de Lourdes, uma paz indescritível coroa o lugar. Tem uma queda d’água onde você consegue passar por trás. Tudo é lindo e maravilhoso. Detalhe: eu não sou católica e fiquei apaixonada! Não deixe de ir.

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Urubici/SC

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Urubici/SC

Gruta Nossa Senhora de Lourdes - Urubici/SC

 

Parque Cascata do Avencal

Pagam-se 7 reais por pessoa para entrar nesse parque com uma cascata maravilhosa! São 100m de queda livre num cânion. Também tem tirolesa. Eu estava animada para fazer a tirolesa que atravessa o cânion, mas um funcionário do ICMbio jogou um balde d’água na minha animação, dizendo que a atividade não era segura. Pelo sim, pelo não, desisti.

O visual lá é sensacional. Eu AMO as araucárias e aquelas árvores típicas de clima frio.

Essa cascata também tem uma trilha onde se pode chegar por baixo, mas não fizemos.

Inscrições rupestres

No caminho para o Avencal, você para nas inscrições rupestres, bem ao lado da estrada. São inscrições deixadas por povos que habitaram a região há pelo menos 4 mil anos. É um dos mais importantes registros arqueológicos em território catarinense. De lá, dá pra ver a Cascata do Avencal.

Inscrições rupestres em Urubici/SC

Serra do Corvo Branco

Que lugar sensacional. Para chegar lá, é estrada de terra. Fizeram um corte no morro, que resultou num paredão de 90 metros de altura. A descida da serra, que vai até o litoral, é para os fortes. Nós paramos o carro num mirante e ficamos curtindo o visual, que é sensacional!!! Dava pra ver o mar!

Serra do Corvo Branco - Urubici/SC

Serra do Corvo Branco - Urubici/SC

Caverna do Rio dos Bugres

É um antigo abrigo de índios, várias cavernas no chão interligadas. Muito interessante. Você paga a entrada, 5 reais, e segue para as cavernas. Não há guias, mas as cavernas são pequenas. Só levamos a lanterna do celular mesmo.

O Rio dos Bugres corre um pouco abaixo. A vegetação é exuberante! Lugar lindo! Fica a 11km do centro de Urubici, em estradinha de chão.

Uma das teorias das cavernas é que foram feitas por tatus gigantes ou preguiças há mais de 10 mil anos.

Outra teoria é que as lavas de um vulcão formaram as cavernas. A população local prefere acreditar que os índios bugres moldaram as cavernas para viver ali.

Caverna do Rio dos Bugres - Urubici/SC

Caverna do Rio dos Bugres - Urubici/SC

Onde comer em Urubici?

Esse assunto mereceu um post exclusivo, porque a comida lá é boa demais. Dá uma olhada nas dicas de restaurante em Urubici.

Urubici/SC

Passamos duas noites em Urubici e fizemos todos esses passeios.


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Compre aqui o Guia de Bariloche e Villa la Angostura

Conte pros seus amigos
Share