Dicas dos Convidados Paraíba

Tambaba: a linda praia de naturismo na Paraíba

jan 17, 2017 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Confesso que a primeira e única que vez em que fui a Tambaba, a primeira praia naturista do Nordeste, fiquei muito sem graça. Foi minha primeira e única experiência naturista e não me senti à vontade.

Mas meu querido primo Julinho, mais conhecido por Julíndio Macuxi, mora numa aldeia na Paraíba, bem próximo a Tambaba. Ele tem uma vida totalmente verde, e tem um espaço com piscinas naturais, rio com caiaque e alguns eventos naturistas, recebendo turistas do Brasil e do mundo, naturistas ou não.

Desde adolescente o Julinho sempre teve o espírito livre e se encontrou totalmente no naturismo, tanto que sua família é adepta da filosofia. Então, para mostrar Tambaba a vocês, ninguém melhor do que o Julíndio Macuxi, que nos brinda com o texto e as fotos a seguir.


Como ir a Tambaba

A Praia de Tambaba fica localizada no litoral sul da Paraíba. A primeira praia naturista do nordeste foi também a segunda oficializada no Brasil. Situada na Costa do Conde, litoral sul da Paraíba, já figurou várias vezes entre as mais belas praias do país.
Distante 39 km da capital João Pessoa, tem acesso todo asfaltado, bem diferente dos anos 90 quando só aventureiros, pescadores e andarilhos naturistas enfrentavam seus 10 km de trilhas ruins.

Trajeto de João Pessoa a Tambaba

A Praia de Tambaba

Falésias da Praia de Tambaba - Foto: Julíndio MacuxiCercada por falésias multicoloridas, Tambaba (nome tupy=interior da concha talvez em referencia a pérola) é uma praia diferenciada não só pelo Naturismo mas, sem dúvida, por sua beleza cênica ímpar. Possui coqueirais, piscinas de água morna cristalina, trecho pra surf (único campeonato de surf nu do planeta que ocorre em setembro) formações rochosas incríveis. Fica numa grande faixa de areia branca, enfim, é uma praia completa.

É preciso ficar nu para curtir Tambaba?

Naturismo em Tambaba - Foto: Julíndio Macuxi

O Naturismo, oficializado em 1991, é regido na praia pela SONATA (Sociedade Naturista de Tambaba) com apoio do Movimento NU-Naturistas Unidos. Na praia há dois trechos distintos, a primeira parte para os “têxteis” ou vestidos, onde há bar e ambulantes. Depois de uma uma rampa na mata, chega-se ao trecho naturista. Lá tem uma placa explicando as regras (veja abaixo) e no trecho naturista tem uma pousada e um bar.

O trecho naturista da Praia de Tambaba tem cerca de 900metros, muito limpa e com seguranças. Frequentada por famílias inteiras e muitos turistas do mundo todo, Tambaba se tornou referência de Naturismo e turismo no planeta sendo hoje um dos tres destinos mais procurados da Paraíba.

A filosofia naturista

Ao chegar em Tambaba, não perca a oportunidade de ser nu de corpo e alma. Poucas vezes e em poucos lugares você poderá sentir a felicidade de estar em pleno contato com a Mãe Natureza. Ver seus filhos e seus pais, gerações inteiras vencendo o preconceito e as restrições impostas por séculos. Em Tambaba, você sorri por todos os poros e descobre o quanto os índios tinham liberdade.

Família naturista em Tambaba - foto: Julíndio Macuxi

Regras para fazer naturismo em Tambaba

Em Tambaba, existem regras rígidas para quem quer fazer naturismo, para evitar que pessoas que não partilham da filosofia naturista se aproveitem da situação. Por isso, o Código de Ética estipula algumas condutas consideradas Faltas Graves, que levam à imediata expulsão das áreas naturistas. São consideradas Faltas Graves:
1 – Ter comportamento sexualmente ostensivo e/ou praticar atos de caráter sexual ou obscenos nas áreas públicas.
2 – Praticar violência física como meio de agressão a outrem.
3 – Utilizar meios fraudulentos para obter vantagem para si ou para terceiros.
4 – Portar ou utilizar drogas tóxicas ilegais.
5 – Causar dano à imagem pública do Naturismo ou das áreas naturistas.

O Código de Ética também fala sobre Comportamentos Inadequados, que ensejam advertência, suspensão e até expulsão das pessoas que não se comportem adequadamente nas áreas naturistas. São considerados Comportamentos Inadequados:
1 – Concorrer para a discórdia por intermédio de propostas inconvenientes com conotação sexual.
2 – Fotografar, gravar ou filmar outros naturistas, sem a permissão dos mesmos.
3 – Utilizar aparelhos sonoros em volume que possa interferir na tranqüilidade alheia, e ou desrespeitar os horários de silêncio regulamentados.
4 – Causar constrangimento pela prática de atitudes inadequadas.
5 – Portar-se de forma desrespeitosa ou discriminatória perante outros naturistas ou visitantes.
6 – Deixar lixo em locais inadequados.
7 – Provocar danos à Flora e à Fauna, ou à imagem do Naturismo.
8 – Satisfazer necessidades fisiológicas em áreas impróprias, ou exceder-se na ingestão de bebidas alcoólicas, causando constrangimento a outros aturistas.
9 – Utilizar assentos de uso comum sem a devida proteção higiênica.
Além dessas regras, que se aplicam a todos os afiliados da Federação, existem outras regras específicas de Tambaba, que foram determinadas por Lei Municipal e estão declaradas de forma bem visível num grande quadro no acesso à praia.

Normas para acesso à Praia de Naturismo de Tambaba

I – Fica proibido o uso de qualquer peça de roupa ou vestimentas incompatíveis com o Naturismo.
II – Fica proibido o ingresso na área específica para a prática de naturismo o ingresso de homens desacompanhados de mulheres, por ser contrário aos princípios naturistas e familiar, exceto quando a serviço.
III – Fica proibido fotografar, filmar ou gravar imagens, por qualquer processo, de pessoas nuas, sem o devido consentimento.

Veja também


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share