Praça da Liberdade, Belo Horizonte
Minas Gerais

Praça da Liberdade: o centro de cultura de BH

dez 22, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Pense numa praça linda, histórica, com belíssimas árvores e muitas fontes. Uma praça que reúne aposentados olhando a vida, mães com seus bebês, jovens com violão e a galera dando sua corridinha. Pense numa praça TOTALMENTE rodeada por museus, bibliotecas e outros espaços destinados a manifestações culturais. Tudo isso recheado ainda por cafeterias e barzinhos com pegada cultural. Essa é a Praça da Liberdade em Belo Horizonte, o maior conjunto integrado de cultura do Brasil.

História da Praça da Liberdade de BH

A Praça da Liberdade foi construída na época da fundação da capital de Minas Gerais, em 1897.Praça da Liberdade, Belo Horizonte - Foto: Circuito Cultural Liberdade

Até 2010, a Praça era o centro burocrático de BH. Secretaria de Fazenda, de Educação, Palácio Arquiepiscopal, etc etc etc. Ufa! A maioria dos serviços públicos de BH funcionava ali. Naquele ano, foi inaugurada a Cidade Administrativa do Governo de Minas Gerais, então os prédios que abrigavam essas instituições foram destinados à cultura. Confira as entidades culturais que fazem parte do Circuito Cultural Liberdade

Praça da Liberdade, Belo Horizonte - Museu Vale

1)      Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

2)      Palácio da Liberdade

3)      Arquivo Público Mineiro

4)      Museu Mineiro

5)      Centro de Arte Popular Cemig

6)      Cefart Liberdade

7)      BDMG Cultural

8)      Espaço do Conhecimento UFMG

9)      MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal

10)  Memorial Minas Gerais Vale

11)  Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB)

12)  Horizonte Sebrae – Casa da Economia Criativa

13)  Casa Fiat de Cultura

14)  Academia Mineira de Letras

Saiba mais sobre o Circuito Cultural Liberdade aqui.

O CCBB de Belo Horizonte

Eu visitei a praça da Liberdade numa segunda-feira. Infelizmente, a grande maioria dos museus estava fechada, somente o CCBB de BH estava aberto. O prédio do CCBB de BH é lindíssimo e fica ao lado do famoso e modernista Edifício Niemeyer, num contraste interessante.

CCBB de BH ao lado do Edifício Niemeyer, na Praça da Liberdade

Neste vídeo, eu mostro um pouco do CCBB de Belo Horizonte e da Praça da Liberdade.

Escadaria do CCBB de Belo HorizonteO Centro Cultural Banco do Brasil Belo Horizonte foi inaugurado em 2013, num belíssimo prédio cedido pelo Governo do Estado. O prédio tem seis andares e foi inaugurado em 1930 para sediar a Secretaria de Interior e Justiça.

Eu assisti à instigante exposição COMCIÊNCIA, de Patrícia Piccinini, que eu já tinha visto no CCBB/DF , outro maravilhoso museu, com características físicas bem diferentes.

 

  • Horário de funcionamento do CCBB de Belo Horizonte: quarta a segunda, das 9h às 21h. A entrada é gratuita.CCBB de Belo Horizonte

Saiba Mais


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share