Ouro Preto, a perfeita aliança entre história e modernidade
Antes de começar a falar de Ouro Preto, sua beleza e suas atrações, devo deixar registrado que aquelas ladeiras fazem parte da minha vida, quando eu e meu marido começamos nossa história juntos, em 1993. Então lembre-se: uma carga emocional de grande paixão vai sempre acompanhar tudo o que eu diga sobre Ouro Preto.
Eu amo Ouro Preto, acho tudo lindo, mas não sou só eu que dou grande valor a essa cidade mineira. Em 1980, a cidade de Ouro Preto foi inscrita como Patrimônio Mundial pela Unesco, a primeira cidade brasileira a receber essa honraria. E não é para menos.
Quando chegamos a Ouro Preto, temos a impressão de termos sido transplantados para séculos atrás. Foi criada no século 17, chamava-se Vila Rica e foi a principal cidade do denominado Ciclo do Ouro. Foi berço de artistas do barroco brasileiro e também o cenário do movimento pela independência do Brasil, com a Inconfidência Mineira. As ruas, ladeiras, paralelepípedos, casarões e igrejas de Ouro Preto são memória viva desse tempo. Tudo preservado como o original. Dá até para sentir o cheiro de história nos seus becos.
E quem gosta de história vai se fartar em Ouro Preto. Prepare o físico para descer e subir ladeiras, pois o melhor meio de conhecer Ouro Preto é se perdendo em suas ruas. Logo no início da cidade, fica o cartão postal mais famoso, a Praça Tiradentes, com seu Museu da Inconfidência bem em frente. É imperdível a visita ao museu, onde se podem ver detalhes da Inconfidência. Na época em que levei meus filhos lá, meu mais velho, o Arthur, estava estudando o período na escola e ficou encantado! Mas lembre-se: é proibido fotografar lá dentro.
A Casa dos Contos é outro museu em Ouro Preto que vale muito conhecer. Ele mostra toda a evolução do dinheiro no Brasil, tem alguns calabouços e senzalas muito interessantes (principalmente para crianças). E o melhor de tudo: é de graça!
Ouro Preto tem dezenas de igrejas, várias delas recheadas de obras de Aleijadinho, quase todas com muito ouro ornando seu interior. Uma das mais famosas é a de São Francisco de Assis, que fica no Largo do Coimbra, bem ao lado da Praça Tiradentes. Na frente dela tem uma feirinha deliciosa em que você pode comprar muito artesanato típico local. É nessa igreja que acontecem os maravilhosos festejos da Semana Santa em Ouro Preto, um feriado interessante para conhecer a cidade. Apesar de que tudo fica muito cheio, as ladeiras ficam lindas decoradas com tapete de flores e todos os dias tem programação religiosa com muita coisa bonita.
Por falar em feriado, eu evitaria com todas as minhas forças a Festa do Doze (12 de outubro). Se você não gosta de aglomerações, evite! O evento reúne estudantes e ex-estudantes da Universidade Federal de Ouro Preto, as ruas ficam tomadas, muita gente dormindo na rua mesmo. As maiores festas acontecem nas Repúblicas de estudantes, onde eu fiquei hospedada algumas vezes quando tinha idade para isso (com uns 20 e poucos anos). Passei uma Festa do Doze lá e, realmente, até com 22 anos, era difícil sair da república e ir para a rua. Muita gente, muita sujeira, muito assédio.
E ficar hospedado em república é uma boa opção para quem é jovem e não quer gastar muita grana em Ouro Preto, além de conhecer muita gente e curtir muita festa. Aqui você tem uma compilação de todos os contatos das repúblicas de Ouro Preto. Naqueles idos dos anos 90, eu ficava com minha galera na República Marragolo, bem perto da Praça Tiradentes.
Ouro Preto é bem servida de hotéis para todos os bolsos e gostos. Da última vez em que fui, a primeira vez em que meus filhos conheceram a cidade, ficamos hospedados na charmosíssima Pousada dos Meninos. Quartos super confortáveis para famílias, café da manhã sensacional e ainda um atendimento de primeira.
Outra coisa boa a se fazer em Ouro Preto é comer e beber. Em todo lugar, tem restaurantes, bares, botecos, de todos os tipos, para todos os gostos e bolsos. Eu particularmente sou APAIXONADA pelo Acaso 85, no Largo do Rosário. Você entra numa casa que, de fora, não consegue nem imaginar o que tem dentro. Mas ao andar um pouquinho, você vê a maravilha: um porão se abre, com pedras aparentes, iluminação a meia-luz, um pé-direito de 8,5 metros. Sinceramente, nunca fui a Ouro Preto sem ir ao Acaso, e acho que você devia fazer o mesmo. Nem que seja só para olhar. Mas o restaurante é muito bom e serve comidas ótimas.
Ouro Preto respira vida! Os estudantes da Federal, os milhares de turistas, os moradores raçudos que sobem ladeiras todos os dias, tudo contribui para o ar cosmopolita, ao mesmo tempo despretensioso de Ouro Preto. Um conselho? Ouro Preto fica a apenas 100 km de Belo Horizonte, mas não faça bate-e-volta. Fique um pouco mais. Pelo menos uma noite em Ouro Preto para aproveitar aquela atmosfera noturna, os barzinhos, etc.
E lembre-se: você pode combinar o passeio a Ouro Preto com uma visita a Inhotim, que fica somente a 113 km de Ouro Preto. Já estive em Inhotim e também recomendo bastante esse maravilhoso museu a céu aberto. Mas lembre-se: reserve um dia para visitar o Inhotim, pelo menos.
Outros patrimônios da Unesco pelo Brasil e pelo mundo
Esse post faz parte de uma união entre vários blogueiros de viagens, que escreveram sobre locais que são patrimônios da Unesco. Conheça aqui o que existe de mais belo e interessante pelo mundo.
– Viajonários – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Londres
– Lolepocket – Explorando o melhor das ilhas gregas: um dia em Delos
– Foco no Mundo – Patrimônios da UNESCO para visitar no Brasil
– Destinos por onde andei… – Salvador, Patrimônio Mundial da UNESCO
– Mariana Viaja – Conjunto da Pampulha, novo Patrimônio Mundial da UNESCO
– Pegadas na Estrada – 15 Parques Nacionais Patrimônios da UNESCO que você precisa conhecer
– Família Viagem – Patrimônio Mundial da UNESCO: Estátua da Liberdade
– Viagens que Sonhamos – Pampulha
– Pequeno Grande Mundo – Patrimônios Mundiais da UNESCO em Malta
-Viagens Invisíveis – Os inacreditáveis templos de Angkor, Camboja
– Mineiros na Estrada – O que ver e fazer em Machu Picchu
– Outro blog – Chapada dos Veadeiros | Alto Paraíso de Goiás
– Mochilão Barato – Missões Jesuítas no Paraguai
– Asas pra que te quero – Castelos da Inglaterra: a história sombria da Torre de Londres
– Vaneza com Z – Patrimônios na Humanidade em Portugal: Sintra e Porto
– Trilhas e Cantos – Patrimônios da Unesco no País de Gales: Castelos e Fortificações do Rei Eduardo I
– Projeto 101 Países – Persépolis: a joia preciosa do Irã
– Volto Logo – Patrimônios Culturais da UNESCO para conhecer na América Latina
– Uma Senhora Viagem – Olinda, Linda cidade, Lindo patrimônio
– Coordenadas do Mundo – 8 Patrimônios da Humanidade para visitar na Austrália
– Olhares pelo mundo – Cidade Histórica de Ayutthaya, Patrimônio da UNESCO a um Pulo de Bangkok
– Cantinho de Ná – Palácio de Versalhes. Patrimônio UNESCO com louvor.
– Trippolis – Distrito Histórico de Quebec
– Viviendo en el México Mágico – México e a UNESCO!
– Devaneios de Biela – Fortaleza de Suomenlinna: Patrimônio Histórico em Helsinki
– De Mochila e Caneca – Catedral de São Basílio, a igreja mais bonita do mundo!
– Ligado em Viagem – Hierápolis-Pamukkale, lindo Patrimônio Mundial da Unesco na Turquia
– Por aí com os Pires – Foz do Iguaçu – Parque Nacional do Iguaçu
– Apure Guria! – 5 dicas para visitar o Angkor no Camboja
– E aí, Férias! – Ouro Preto, a cidade patrimônio cultural da UNESCO e ponto focal da Estrada Real
– Virando Gringa – Cidade Proibida – Patrimônio Mundial da Humanidade na China
– Na dúvida, embarque – Itália: o país com mais Patrimônios da Humanidade
– Destino Mundo Afora – Cinco patrimônios mundiais da Unesco para visitar no Brasil e Estados Unidos
Links Relacionados
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloca os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
Menina, não sabia que ficava tudo tao.perto!
Fica sim!