Conheça todas as estações de esqui da Argentina
A temporada invernal na América do Sul está chegando e nós só temos estações de esqui em dois países: Chile e Argentina. No Brasil, temos um centro de neve artificial, a Snowland, que fica em Gramado, eu já falei sobre ela aqui.
Neste post, vou compilar informações sobre as estações de esqui na Argentina.
Os preços estão em pesos para o ano de 2016. Para descobrir o valor aproximado em reais, divida por 4. Confira nos sites os preços atuais.
Cerro Catedral – Bariloche
Ele tem a grande vantagem de ficar próximo ao centro e de fácil acesso, sem grandes percalços no trajeto. Fica a 19km do centro de Bariloche e de lá saem ônibus diariamente das 7h às 20h. Na base da montanha fica a Villa Catedral, onde há alguns hotéis para os fanáticos por esqui, que não querem perder nenhum minuto de neve, com bares e restaurantes.
Ali mesmo na base do Catedral você compra os ingressos para os teleféricos, aluga os equipamentos e roupas de esqui. Há também escolas de esqui para todos os níveis e até um shopping. Esse ano, pode-se comprar o passe direto no computador, para facilitar a vida dos visitantes.
Para os papais e mamães que querem esquiar, o Cerro Catedral tem serviço de “guardería” (babysitter) de crianças, para bebês de até 45 dias (!!!).
Se você nunca esquiou, não faça como eu: pague classes de esqui. Sempre tentei esquiar por conta própria, mas sempre observo as pessoas fazendo aulas e tendo muito mais proveito do que eu.
Além disso, pense que não é todo mundo que se dá bem com esqui. Eu, por exemplo, me incomodo demais com a bota rígida e pesada do esqui, então não consigo ficar muito tempo esquiando. Meus filhos não gostam de esquiar, preferem mil vezes descer a montanha de esquibunda, então ter um trenozinho já é uma mão na roda e você pode passar o dia se divertindo dessa maneira. Lembre-se, porém, que não se pode fazer esquibunda em qualquer lugar da montanha, pois atrapalha a galera do esqui. Ah! Outra vantagem do esquibunda é não ter que pagar o teleférico para subir a montanha, já que dá para escorregar com trenó na base mesmo.
Se você vai esquiar ou fazer snowboard, tem equipamento com todo tipo de preço para alugar. Vale a pena investir num snowboard mais caro porque vai fazer toda a diferença para aproveitar cada minuto de atividade. Obedeça sempre as placas que indicam as dificuldades das pistas: se você é iniciante, nem chegue perto das pistas pretas ou vermelhas.
Para esta temporada, o centro adquiriu novas máquinas, para aprimorar as suas 60 pistas. Além disso, foi lançado o novo aplicativo “Cerro Catedral OK”, que terá dois serviços: Ski Tracker para gravar as rotas nas montanhas e compartilhá-las em redes sociais, e chamada de emergência.
Quanto custa: passe de um dia na alta temporada, 1.065 pesos para adultos, $ 890 crianças. Semana de esqui no Hotel Punta Condor, $ 14.800 por pessoa, quarto duplo.
Informações: info@catedralaltapatagonia.com
Cerro Bayo – Villa la Angostura
A belíssima vista para o lago Nahuel Huapi é o maior atrativo do Cerro Bayo. Fica a somente 15km da minha amada Villa la Angostura (que fica a 80km de Bariloche). Se você for a Bariloche, inclua pelo menos um dia para visitar o Cerro Bayo e Villa. Eu sempre priorizo Villa la Angostura, mas fica a critério de cada um.
A partir da aquisição de três dias, o passe se torna “flexível” e pode ser usado alternadamente. O Cerro Bayo tem 25 pistas, 16 meios de elevação e mais de 4 km de esqui fora da pista.
Quanto custa: passe diário, temporada alta: $ 950 adultos, $ 760 crianças. Aluguel de equipamentos por dia, a partir de $ 480, aulas em grupo para adultos durante três dias, $ 1.910.
Informações: info@cerrobayo.com.ar
Las Lenas – Malargue
Esse ano, Las Leñas abriu um espaço para “food trucks” em sua base, visando a diversificar a oferta gastronômica. São 30 pistas e 14 meios de elevação. Fica a 500 km de Mendoza e 100 km de Malargue, cujo aeroporto só trabalha com voos charters. São Rafael fica a 200 km e conta com 3 voos semanais.
Quanto custa: passe de um dia na alta temporada, $ 920 adultos, $ 735 crianças. Aluguel de equipamento completo por dia, a partir de $ 360
Informações: reservas@laslenas.com
Chapelco – San Martín de Los Andes
Em 2015, o Chapelo recebeu o prêmio de “Melhor Estação de Esqui da Argentina”, pelo World Ski Awards. A grande cereja do bolo do Chapelco é a vista indescritível do vulcão Lanín, que aparece acima das nuvens para surpreender os esquiadores. Incrível. Fica a 20 km da charmosíssima cidade de San Martin de los Andes.
Quanto custa: passe diário temporada alta, $ 1.065 adulto, $ 855 crianças. Aluguel de equipamentos por dia a partir de $ 495.
Informações: ventas@chapelco.com
Cerro Castor – Ushuaia
O Castor tem o privilégio de ser o centro de esqui mais austral do mundo. Com isso, ele abre mais cedo do que qualquer um e é a última estação de esqui a fechar as portas no hemisfério sul. Fica a somente 26 km de Ushuaia, na Terra do Fogo, a cidade mais ao sul do mundo. Também tem uma pista natural de patinação no gelo, imagina que delícia!
São 34 pistas, 12 meios de elevação.
Quanto custa: passe de um dia na alta temporada, $ 985 adultos, $ 675 crianças. Aluguel de equipamentos por dia, de $ 345.
Informações: contacto@cerrocastor.com
La Hoya – Esquel
Dez meios de elevação levam a 29 pistas (ou 22 km de esqui) do único centro de esqui estatal da Argentina. Foi inaugurado em 1974, a 12 km de Esquel. Centro de esqui muito familiar.
Quanto custa: passe de um dia na alta temporada: $ 600 adultos, $ 500 crianças. Aluguel de equipamentos por dia, a partir de $ 390.
Informações: info@skilahoya.com
Caviahue – Neuquén
Esta estação de esqui está localizada a 360 km da cidade de Neuquen, que tem voos diários a partir de Buenos Aires. Na Vila Caviahue encontra-se todo tipo de alojamento, 1.300 quartos, a apenas 3km da estação de esqui.
São 13 meios de elevação que dão acesso a 22 pistas, em meio a única floresta de araucária nativa no país.
O hotel de ski-in-out irá abrir uma nova área de recreação para crianças, área de fitness e Spa. A 3 km, a vila tem 1.300 unidades de alojamento e uma cozinha variada.
Quanto custa: passe de um dia na alta temporada, $ 890 adultos, $ 710 crianças. Aluguel de equipamentos por dia, $ 325 adultos, $ 225 crianças.
Informações: reservas@caviahue.com
Penitentes – Mendoza
Penitentes fica a 25 km da fronteira com o Chile e 170 da cidade de Mendoza, na Rota Nacional 7. São mais oito meios de elevação e 25 pistas.
Em Penitentes você pode praticar esqui alpino, nórdico, competição e esqui extremo. Além da escola e jardim de neve, tem cerca de 2.000 quartos de hotel entre pousadas, albergues e apartamentos.
Quanto custa: passe diário, na alta temporada: $ 600 adultos, $ 500 crianças. Aluguel de equipamentos por dia, a partir de $ 310.
Informações: info@penitentesweb.com
Fonte: Clarín
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloca os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
Eu conheço apenas 2 delas, mas sou uma negação para o esporte. Hahahaha
O que vale é a tentativa, né? 😛
Eu também sou péssima. Prefiro o esquibunda!