Argentina

O verão na Patagônia

fev 09, 2015 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Quando se fala emCrianças curtem lago Nahuel Huapi Patagônia, o que as pessoas logo pensam é montanhas nevadas, muito casaco, luvas e cachecol… Mas os argentinos e chilenos sabem bem que não é só de frio que vive a Patagônia. Eu descobri da melhor forma as delícias do verão patagônico.
Essa foi a oitava vez em que estive naquela região. Passamos 7 dias em Villa la Angostura (meu lugar preferido na Terra), 3 dias em San Martin de Los Andes e 3 em Bariloche.
O verão por lá É TUDO DE BOM.

Como é o verão na Patagônia?

Os jovens argentinos e chilenos colocam as mochilas nas costas, carregam suas bikes com alforjes e saem pipocando de praia em praia, acampando e pedindo carona. Um clima bem legal e despojado. Nunca vi campings tão cheios na vida.

As praias da Patagônia são de lago, com águas de degelo. As águas são geladas sempre, mesmo enquanto faz calor na areia, ou melhor, nas pedrinhas, quase todas vindas do vulcão Puyehue que entrou em erupção em 2011 (eu tava lá, leia aqui). Eu não consigo mergulhar, mas os meninos se divertem.

Na maioria das praias, a paisagem é estonteante, mas não há comidas para comprar. O legal é levar seu isoporzinho, sempre levávamos empanadas, chocolates, sucos e vinho.

Faz calor no verão patagônico?

porto de Villa la AngosturaO problema daquela região é que não se pode confiar no tempo. Eu passei duas semanas em janeiro e peguei tempo aberto e calor em pelo menos 10 dias. Nos outros dias fez um friozinho em que não dava para abdicar do casaco. Mas nada absurdo. Mas quero salientar que REALMENTE pode rolar um frio brabo, assim como o calor do verão. Mas esse ano fomos abençoados com dias ensolarados e quentes!

Praias de Villa la Angostura

– Baía Mansa e Baía Brava

Essas praias do Lago Nahuel Huapi são separadas apenas pelo Istmo de Quetrihue, entrada do parque, com apenas cerca de 200m de distância de uma da outra.

Na Baía Brava ainda se podem ver vários vestígios da erupção do Puyehue, como várias pedras pomes, já que lá é bem próximo ao vulcão. (clique aqui para ver como há 2 anos atrás era muita pedra pome). A Baía Brava é virada para o Chile, o vento é mais forte e a água está quase sempre batida. Tem um restaurante bem legal bem em frente. Tem banheiros.

A poucos 200m, mas já protegida pela península de Quetrihue, está a baía Mansa. As águas são bem calmas e a vista é indescritível. Quando fomos esse ano, estava um pouco frio, o que não impediu os meninos de entrarem na água. Ali na Baía Mansa fica o porto de Villa la Angostura, e a uns 50m uma concentração de restaurantes com mesas no gramadão, um convite à preguiça!

– Praia do Lago Correntoso

O Correntoso é um lago belíssimo que também banha Villa. As águas são menos frias do que o Nahuel Huapi e a vista também é espetacular!
Na praia do Correntoso, tem um cara fazendo choripan, mas tem que ter paciência porque o serviço é um pouco lento. Tem 2 lanchonetes com banheiro, tem um camping e tem gente alugando caiaque e pedalinho. Podem-se usar as mesas de piquenique que ficam na área do camping, o que facilita a farofa.

– Praia do Lago Espejo

O Lago Espejo é um dos primeiros do caminho dos 7 Lagos, saindo de Villa la Angostura. Fica a uns 15km de lá. Ele é realmente um espelho, maravilhoso, águas limpas, frias, e no dia em que a gente foi no balneário de lá, tinha muita gente. Estava muito quente e eu tive que me refugiar num arbusto, porque não aguentava o calor. Meninos brincaram muito por lá.
Lago Espejo - caminho dos 7 lagos - Villa la Angostura

Praias de San Martín de Los Andes

Dentro da cidade de San Martin de Los Andes (clique aqui para saber mais sobre ela), tem uma praia, do Lago Lacar. Quando estávamos lá estava lotada, muito cheia mesmo. Mas quando resolvemos aproveitar a praia, começou a ventar, e o vento patagônico não é mole não… Tivemos que sair. Mas a praia é linda e o acesso é perfeito, já que fica na cidade.

Praia de san martin de los Andes

Junín de Los Andes fica a 40 km de San Martin. Por lá passa um rio que é um dos mais famosos do mundo para pesca de truta, o Chimehuin, onde a galera de lá fazia piquenique nas margens ao domingo, mergulhando nas águas hiper geladas e super limpas. Nós também fizemos isso. Os meninos viram muitas trutas embaixo d’água. Também passou por nós uma galera fazendo rafting.

Lago Espejo - caminho dos 7 lagos - Villa la Angostura

rio em Junin de Los Andes

Praias de Bariloche

Em Bariloche, esse início de 2015 nós curtimos uma praia bem gostosa, às margens do Lago Nahuel Huapi, a Bahia Serena. Nessa praia fica um restaurante que adoramos, o Bahia Serena, onde almoçamos. Na praia tem umas árvores onde dá para se refugiar do sol. Eu aproveitei para andar de caiaque… que maravilha! Fica no km 12 da Av. Bustillo.

andando de caiaque no Lago Nahuel Huapi - Bariloche


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share