Conte pros seus amigos
Share

Santo Domingo, República DominicanaComo eu já falei nesse post, passei 10 dias em Punta Cana com minha família. Ficamos num resort e não pude sentir o clima do país.
Mas mesmo antes de chegar, eu e meu pai já tínhamos a intenção de visitar a cidade mais antiga das Américas, Santo Domingo, capital da República Dominicana.

Como ir de Punta Cana a Santo Domingo de carro

No final, conseguimos mais adesões, alugamos um carro grande, e pegamos a maravilhosa estrada que separa Punta Cana de Santo Domingo.  São cerca de 200km de estrada  em pista dupla dupla, com alguns pontos de pedágio que não dá mais do que U$ 7 numa perna.
Os franceses do Club Med, quando dizíamos que iríamos a Santo Domingo em carro próprio, alertavam que os dominicanos dirigiam como loucos e que seria arriscado irmos, pois o trânsito em Santo Domingo era caótico. Meu cunhado Fred, que é baiano, foi dirigindo e disse que não era nada diferente que dirigir em Salvador.

 A maior cidade do Caribe

Santo Domingo é maior cidade do caribe, com 3 milhões de habitantes. Colombo chegou à República Dominicana em 1492 e a cidade colonial foi oficialmente instalada em 1496, o que faz de Santo Domingo o mais antigo assentamento europeu de ocupação contínua da América, e também foi a primeira sede do governo colonial espanhol no Novo Mundo.
Quando chegamos, perto de meio-dia, paramos o carro num lugar meio doido, parecido com a vila dos personagens de Chaves, e fomos caminhando por umas ruas muito detonadas, cheias de lixo e esgoto a céu aberto. Isso bem próximo ao centro histórico. Essa imundície nas cercanias das áreas turísticas era um bom reflexo da pobreza do país.
Mas o centro histórico logo apareceu (eles chamam Cidade Colonial) e é realmente lindo. Bem conservado e bem turístico. Vale a pena caminhar e se perder pelas ruas dali.

Alcazar de Colon

Alcazar de Colon, Santo DomingoChegamos ao Alcazar de Colon perto de meio-dia. Minha irmã me surpreendeu com a notícia de que estava “cerrado”, que fechava ao meio-dia, e só abria no dia seguinte. Como assim, uma atração como essa fecha ao meio-dia?
Bom, conseguimos a bondade de sermos admitidos, pagamos U$ 13 pela entrada das oito pessoas (5 adultos e 3 crianças) que estavam conosco. O Alcazar é um castelo construído pelo filho de Cristovão Colombo no início dos anos 1500. Ainda abriga boa parte de produtos da época, como documentos, móveis e roupas.

O problema é que havia uma fila enorme para pegar audioguias, e quando estávamos entrando meu marido observou que eles haviam acabado e as pessoas estavam esperando. Nós decidimos entrar sem os audioguias. Mas o mais incrível é que não havia NENHUMA EXPLICAÇÃO escrita em nenhum lugar. Ou seja, se você não pega o audioguia (ou porque não quer entrar na fila, ou porque não tem mais), não entende nada. Fiquei chocada!

Almoçando em Santo Domingo

Isso tira muito do valor da visita, mas mesmo assim vale a pena pela beleza do prédio e pelo valor histórico. Ao redor do Alcazar tem uma praça com alguns restaurantes bem simpáticos. Como estava na hora do almoço, escolhemos um e entramos. Quando voltei ao Brasil, tive uma grata surpresa: o restaurante constava como n. 1 em Santo Domingo pelo Tripadvisor.

O restaurante chama Pura Tasca, e realmente nos surpreendeu. Ele é bem pequeno, tem uma área externa  com umas mesas viradas para a praça do Alcazar e outra bem reduzida interna, onde ficamos para fugir do calor. Entramos lá por acaso e saímos impressionados com a qualidade da comida. Meu pai disse que foi o melhor carneiro que já comeu (e olha que ele já comeu muitos carneiros em muitos lugares). Eu comi ceviche e estava delicioso. Cerveja Presidente geladíssima! Tinha até caipirinha de cachaça! O atendimento foi ótimo também.

Catedral de Santo DomingoCatedral de Santo Domingo

A apenas alguns minutos dali, numa agradável caminhada pela belíssima Calle las Damas (que reúne prédios muito antigos, anteriores a 1500), chegamos a Catedral de Santo Domingo, a mais antiga catedral das Américas. Ela foi construída entre 1521 e 1537. É proibido entrar com ombros e joelhos à mostra, mas eles emprestam um chales na entrada para cobrir essas partes. A entrada é U$ 1 por adulto. A catedral impressiona, o interior lindíssimo, meio gótico, com vitrais e altares ricamente ornados. Ela fica numa praça, onde tem uma estátua de Colombo e outros restaurantes e bares simpáticos.

 Fortaleza Ozama

Essa fortaleza começou a ser construída em 1502. É bem interessante, mais ainda para as crianças, que ficam encantadas com a característica medieval do forte, cheia de aberturas para passagem das armas, escadas mil, escadas em caracol. Tudo o que uma criança se amarra.
Fortaleza Ozama, em Santo Domingo

Resquícios de uma terrível ditadura na República Dominicana

Foram 30 anos de ditadura na República Dominicana sob a tirania de Rafael Trujillo. Fiquei só 10 dias naquele país, mas só me senti na República Dominicana realmente fomos a Santo Domingo.
Na época da ditadura, a cidade se chamava Ciudad Trujillo (os ditadores são seres tão narcisistas…). Já se passaram mais de 50 anos desde o fim da ditadura, mas os resquícios são óbvios.

Santo Domingo Santo Domingo

Para alugar o carro, o cara da agência imprimiu uns cinco papeis diferentes. Carimbou todos e eu tive que rubricar tudo. Na volta, a mesma coisa. Meu pai falou que queria ser dono de empresa de papel naquele país.

Na chegada a Punta Cana, de avião, temos que preencher dois papeis, cada um. Na saída, antes do embarque, temos que preencher de novo, inclusive para as crianças. Brincamos falando que ao lado da policia federal dominicana tinha um picotador de papéis bem na cabine do aeroporto, para jogar fora essa porcariada que a gente preenche.

Até mesmo no resort chiquérrimo em que ficamos, para se comprar algum produto nas lojinhas, tínhamos que preencher alguns papéis e ir pagar na recepção. A dificuldade era tanta que só os obstinados mesmo concluíam a compra. Onde já se viu dificultar comércio?
Para saber o que foi essa ditadura horrorosa, vale a pena ler o livro A Festa do Bode, de Mario Vargas Llosa.

Links Relacionados

Club Med Punta Cana
 Encontre hotel em Santo Domingo


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share