Dando pulos de alegria no deserto do Atacama
chile

Atacama: bendito deserto

out 06, 2013 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share
Eu feliz em San Pedro do AtacamaEu estive no Atacama há 17 anos. Mas fiz a burrada de passar apenas um dia naquele lugar cheio de possibilidades. Durante esses 17 anos, essas possibilidades não aproveitadas ficaram martelando na minha cabeça. Até que tomei a decisão e voltei agora em 2013.
Você tem que ter o espírito do deserto para estar lá e aproveitá-lo com todo o fervor. Eu me sinto bem com a imensidão da natureza. Me sinto bem percebendo quanto nós somos pequenos comparados a um lugar desses. Então, só posso dizer uma coisa: voltar ao Atacama foi a decisão mais acertada que tomei.
Veja no vídeo abaixo um resumo do que é esse maravilhoso deserto

Pela primeira vez nos meus 40 anos de vida, viajei com pacote fechado. Como íamos passar somente 5 dias lá, eu não queria perder tempo tendo que arrumar todos os passeios. Ficamos num hotel simplesmente ESPETACULAR, o Altiplánico. Como todas as construções de San Pedro do Atacama, é feito de adobe, respeitando toda a arquitetura e geografia do lugar. Simples mas sofisticado, com detalhes muito transados, espaços para convivência muito legais, eu definitivamente AMEI o hotel Altiplánico.

Hotel Altiplanico em San Pedro do Atacama

Todos os nossos passeios foram feitos pela empresa Latchir e foram simplesmente sensacionais. Nosso motorista e guia Oscar era um cara tranquilão, que sabia tudo sobre o deserto mas não ficava falando sem parar. Ele respondia às nossas perguntas. No final, ficamos amigos. Uma alma boa.

Lagunas Altiplânicas e Salar de Atacama

No primeiro dia, fomos conhecer as lagunas altiplânicas e o Salar de Atacama. Como estamos na primavera, não imaginei que faria tanto frio, fui somente com uma calça, um casaco polar e um barra vento. Mas o vento era inacreditável. Paisagens inimagináveis. Mas um vento de lascar. Além disso, levei uma muda de roupa, porque sabia que de tarde, no Salar, ia fazer calor, e foi o que aconteceu. Pense num passeio lindo. Saímos as 7h30 da manhã e voltamos no final da tarde.

Toda a beleza das lagunas altiplânicas, no Atacama

De tarde, já fazia calor no Salar de Atacama

Em todos os passeios levávamos litros de água, filtro solar, hidratante para a pele e soro para o nariz. Em 2 dias, eu e Bruno tomamos mais de 6 litros dágua. Brincando… Pense que estávamos no deserto mais seco do planeta.

Geyseres del Tatio

Geyseres del Tatio, AtacamaNo segundo dia de passeio, acordamos às 4h30 da manhã, porque às 5h nosso guia nos pegou para o único passeio que tínhamos feito 17 anos atrás: os Geyseres del Tatio.
Sacolejamos pela noite do deserto, saindo dos 2.300m de altitude de San Pedro até os 4.320m dos Geyseres (cuidado para quem sofre do mal da altitude). Chegamos com o dia amanhecendo, às 7h da manhã. Da outra vez ninguém tinha me avisado do frio descomunal que faz ali, então eu não estava preparada, ou seja, quase não pude aproveitar o passeio. Dessa vez, coloquei uma blusa de lã, dois casacos polares e um barra vento. Eu quase não conseguia me mexer. Mas tinha que estar segura para aguentar os 7 graus NEGATIVOS que fazia.

Geyseres del Tatio, Atacama

Geyseres del Tatio, Atacama
A visão que se tem ao chegar dessa cratera de um vulcão que são os Geyseres é uma coisa única. As luzes do dia aparecendo e as colunas de fumaça surgindo… simplesmente inexplicável. As grandes colunas de vapor saem para a superfície através de fissuras na crosta terrestre, alcançando a temperatura de 85 graus e vários metros de altura. Tem umas pedras delimitando até onde você deve chegar para se manter em segurança. Os guias das excursões cozinham ovos e esquentam o leite que tomamos no desayuno nas águas quentes dos geyseres…

Piscina natural quente no frio dos Geyeseres del Tatio, AtacamaDepois de nos divertir muito nos geyseres, voltamos pra van que nos levou para umas piscinas térmicas bem próximas. Ali “já” fazia 0 grau. Com toda a dificuldade do mundo, gritando muito de frio, tirei as roupas (eu já estava de biquíni) e me meti nas águas quentes de uma piscina térmica, que não aquecia tanto assim. Fiquei alguns minutos lá, tiritando de frio, mas não podia deixar de passar pela experiência.

Comendo churrasquinho de lhama, no deserto do Atacama
Comendo churrasquinho de lhama, no deserto do Atacama

Links Relacionados

Pedalando no Atacama: Pukara de Quitor e Quebrada do Diabo;
– Flutuando na Lagoa de sal, Laguna Cejar
O Atacama
 Encontre o hotel perfeito em San Pedro do Atacama

Vídeos Relacionados

– Pedalando no deserto – Quebrada do Diabo

Se for viajar, acesse o Booking pelo nosso banner. Não custa nada pra você é pra mim é uma grande ajuda!

Booking.com




Conte pros seus amigos
Share