dicas gerais

Exposição Renato Russo: como se não houvesse amanhã

nov 06, 2017 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Logo na entrada, o coração começa a bater mais rápido. O meu ídolo da vida toda, Renato Russo, é a atração principal do Museu da Imagem e do Som, em São Paulo. A exposição vai até o dia 28 de janeiro de 2018, e eu torço muito para que venha para Brasília, onde vai ter ainda mais emoção envolvida.

A gente entra na exposição e já dá de cara com músicas da Legião ao fundo. Pichações ao estilo punk: Tédio com T, Ninguém respeita a Constituição, Que País é Esse? Já na entrada dá para perceber o que vem por aí…

Exposição Renato Russo
Renato Russo desde bebê

Cartão comunicando o nascimento de Renato Russo

Em 2014, o Juliano Manfredini, filho do Renato, chamou o curador do Museu, André Sturm, e mostrou pra ele um verdadeiro tesouro. O apartamento onde Renato viveu seus últimos seis anos ficou fechado com exatamente TUDO dentro. Tinha boletim escolar, vários cadernos onde anotava músicas e ideias para as bandas, anotava suas angústias no fim da vida, a vida do Renato era toda anotada em papel.

E tudo isso, tudinho mesmo, está na exposição. Tem a família comunicando o nascimento do Renato (aqueles cartõezinhos fofos que já não se fazem mais). Tem os trabalhinhos dele na pré-escola. Tem as notas do colégio Marista.

Diploma pré-escolar do Renato Russo

No meio de todos esses objetos, dá para perceber direitinho como foi sendo construindo o caráter desse grande ídolo do nosso país.

O roqueiro punk

Já na fase roqueira, Renato mostra como sua mente funciona…

Folhas de caderno REPLETAS de palavras, numa delas vemos como ele fez a música Química, inclusive com rasuras, mostrando como ele escolhia a melhor palavra.

Em outra folha de caderno, vemos como Renato visualizava o Aborto Elétrico, sua primeira banda em Brasília. Ele fazia avaliações de outras bandas, como a Plebe Rude.

Anotações de Renato Russo

Geração Coca-cola - Renato Russo

A Brasília dos anos 80

Pra quem, como eu, viveu a Brasília dos anos 80, a exposição é uma volta ao passado. Afinal, como falar da Legião sem falar de cada pedaço da capital federal? Tem um poster do Food’s chamando para um show da Legião e da Peble Rude, minha gente!

Exposição Renato Russo - show da Legião no Mané Garrincha

Tem revival daquele fatídico show do Mané Garrincha, onde Legião e Brasília “ficaram de mal” por muito tempo. Meu marido esteve nesse show e fez questão de fotografar a notícia do jornal. Ele também ficou de mal com a Legião por uns anos depois do show em que não houve nenhuma morte por pura sorte, mas voltou às boas muito tempo atrás.

Tem instrumentos musicais do Renato, tem as famosas camisas coloridas, tem roupas que são a cara dele. Uma sala fechada com músicas da Legião Tocando, em vídeos projetados em panos esvoaçantes. Eu morri de emoção. Olha o vídeo abaixo e diga se não é demais???

Exposição Renato Russo

Exposição Renato Russo

O quarto do Renato Russo

Até a ambientação do quarto do Renato, um quarto sóbrio de solteiro onde ele passou os últimos anos da vida. Nada do que se esperaria do quarto de um roqueiro, de um dos maiores ídolos do Brasil. Num ambiente, todos os LPs e livros que estavam no quarto do Renato, que era eclético, passava pelos punks ingleses e pelo Menudo e Beto Guedes. Pode?

Objetos do quarto de Renato Russo

No final, a angústia de Renato Russo com a doença que ia minando sua existência… Em cadernos, páginas de desespero. Muito triste, me levou às lágrimas.

Renato Russo mostra sua angústia com sua doença nessa anotação

TRADUÇÃO: Isso é sério. Eu acho que posso estar morrendo, realmente doente, e eu não consigo encarar a mim mesmo sobre isso e estou ASSUSTADO. Eu não consigo sentir nada além de desconforto com relação a TUDO. Tudo parece não valer a pena. 

O espaço dos fãs

As paredes e o teto de uma escada são totalmente dedicados aos fãs da Legião. Todas as cartas que ele recebeu de pessoas de todas as idades e sexos. Uma homenagem linda àqueles que tiveram a emoção de ouvir músicas lindas da Legião, belamente interpretadas por Renato Russo. E essas músicas fizeram parte de suas vidas. Uma honra poder ter participado disso. E participar até hoje.

Cartas dos fãs da Legião

Mas como eu falei no início, se a exposição vier a Brasília, a emoção será elevada a níveis inimagináveis…

Serviço Exposição Renato Russo

HORÁRIOS
10h-21h ter a sáb
09h-19h dom e feriados

A bilheteria abre 30 min antes da visitação. Permanência até 1h após o último horário.

R$12 (inteira), R$6 (meia); terças gratuitas. –  Crianças até 5 anos não pagam.

Endereço: MUSEU DA IMAGEM E DO SOM – Av. Europa, 158, Jd. Europa – São Paulo


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!

?? Booking do blog Atravessar Fronteiras

Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share