Mina da Passagem: aventura e história
A visita à Mina da Passagem nem consta da maioria dos roteiros turísticos de Ouro Preto, tanto que eu já tinha estado lá umas 10 vezes e não conhecia. Mas é um passeio super mega interessante e recomendo muito que você vá, principalmente se estiver com crianças. É uma aventura e tanto para eles.
Descendo a mina num trolley
A mina da Passagem é a maior mina de ouro aberta à visitação do mundo. Para entrar na mina, um carrinho puxado por um cabo de aço, como se fosse um trenzinho, ou trolley, encanta adultos e crianças. O Léo ficou enlouquecido enquanto aguardava o trolley ser puxado de dentro da terra pelo cabo de aço. E a descida? Uma diversão.
Nesse trolley, andamos 315m de extensão dentro da mina, chegando a 120m de profundidade. Sempre acompanhados de guias que explicam tudinho do que estamos vendo, tim-tim por tim-tim.
Chegando dentro da mina, descemos do trolley e começamos a percorrer a pé as galerias altas, amplas da mina. Não se preocupe, você não vai ter que se arrastar, é tudo muito alto e grande lá dentro. E a temperatura é agradável, uns 20 graus, eu levei um casaquinho mas nem usei.
A nossa guia foi explicando as peculiaridades da Mina. Ela foi aberta em 1719 e desativada em 1985, período em que foram retiradas do local 35 toneladas de ouro (!!!). Você consegue imaginar isso?
Enquanto ouvimos as histórias, vamos caminhando pelas galerias e tirando muitas fotos. Quando o passeio chega ao fim, depois de uns 30 ou 40 minutos, somos convidados a entrar no trolley novamente e fazer o caminho contrário. Mais alguns minutos de diversão!
Lá fora tem lojinha vendendo pedras semipreciosas e preciosas – os meninos quiseram comprar umas pedrinhas por R$ 20 reais cada. Também tem um museu e objetos da época em que a mina era ativa.
Mergulho na Mina da Passagem
Agora imagina mergulhar naquelas galerias de minas e encontrar resquícios como picaretas? Isso é possível só para mergulhadores experientes, e nós, os pobres mortais, ficamos limitados a ver a galera se paramentando para entrar na água 100% límpida do lago subterrâneo que existe na Mina da Passagem. A empresa Divegold administra o mergulho na mina.
Como chegar à Mina da Passagem
A Mina da Passagem não fica em Ouro Preto, mas em Mariana, mas as duas cidades são quase coladas, ou seja, é bem perto de Ouro Preto, a uns 7 km do centro.
Para chegar em transporte público, basta pegar o ônibus que vai de Ouro Preto para Mariana (ou vice-versa) e pedir para descer na Mina da Passagem.
Serviço
- Endereço: Rua do Comércio, 492, Mariana – MG – CEP: 35420-000
- Horário: às segundas e terças de 9 às 17 horas, e quartas a domingos de 9 às 17:30 horas.
- Valor: não aceita cartão e seu valor é R$ 50,00 a entrada inteira
Veja também
- Onde comer bem em Ouro Preto
- Reserve hotel em Ouro Preto
- O Parque das Águas de São Lourenço
- Roteiro de 3 dias em Tiradentes
Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque esse link booking.com/?aid=850843 nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!
Booking.com
Que passeio delicioso. Deve ser mesmo um programa muito bacana para fazer com a família. Adorei, parabens pelo post.
As crianças adoraram… Eu inclusive!