Monumento em homenagem a São Paulo na Av. Paulista

Roteiro de 3 dias para crianças curtirem São Paulo

jan 25, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos

Monumento em homenagem a São Paulo na Av. PaulistaConfesso que sou mais de mato. Eu tinha passado seis dias entre Campos do Jordão e Monte Verde, no meio da natureza. Chegar a São Paulo foi um choque e me deu vontade de voltar. Mas já era hora de perder meu (pre) conceito com a cidade, que eu já conhecia de passagem, mas nunca tinha chegado a visitar realmente. E São Paulo me surpreendeu positivamente. Os roteiros foram quase todos dedicados às crianças e elas não poderiam deixar de amar!
Homenagem a São Paulo
Chegamos na quinta à tarde e nosso hotel era maravilhoso: Quality Suites Bela Cintra, um apart super espaçoso, bem perto da Paulista.

Claro que fomos caminhar na Paulista, um programa típico para quem está turistando pela primeira vez em São Paulo.

MASP

Chegamos ao MASP e entramos. Eu nunca tinha pesquisado nada sobre o MASP, não sabia o que ia encontrar. Meu queixo caiu quando eu vi as obras. Monet, Picasso, Toulouse-Lautrec, Van Gogh. Cada uma mais bela que as outras. Fiquei impressionadíssima com os brasileiros. Portinari: os Retirantes e O Lavrador de Café. Quer coisa mais bela?

Os Retirantes, de Portinari, no MASP

O Lavrador de Café, de Portinari, no MASP

No subsolo ainda havia uma exposição sobre Arte e Moda nos anos 60. Fiquei embasbacada!

SERVIÇO: MASP
Avenida Paulista, 1578
Horários: Terça a domingo: 10h às 18h (bilheteria aberta até 17h30) – Quinta-feira: 10h às 20h (bilheteria até 19h30)
Ingressos: R$25 (entrada) , R$12 (meia-entrada)

2º dia – Museu Catavento

No dia seguinte, a primeira parada era o Museu Catavento. Fomos de metrô até a Estação da Luz (que pegou fogo há pouco tempo) e saímos em direção ao Museu e ao Mercado Municipal (um fica em frente ao outro). Andamos no centro de São Paulo, sentindo todos os cheiros, barulhos e medos que brasilienses podem ter em centros de cidades normais.

Caminhamos uns 30 minutos e chegamos ao Museu Catavento. Já do lado de fora o prédio me deixou impressionada. Que coisa linda! Construído entre 1911 e 1924, era o Palácio das Indústrias. Na entrada, você pode pegar senhas para várias atividades com horário marcado. Nós pegamos para a Nanotecnologia e foi bem interessante pros meninos.

O museu é mantido pelo Governo do Estado de SP, e as exposições de ciências são simplesmente encantadoras. Passamos pelo universo, corpo humano, evolução das espécies e animais. Tem um borboletário bem no centro. Ao final, um espaço onde crianças e adultos podem pegar, testar, apertar e cheirar ciência, de forma divertida demais. Tudo isso muito bem cuidado, com monitores em todo lugar se esmerando para dar as melhores informações. Nota 1000!Museu Catavento de SP, BorboletárioMuseu Catavento de SP, sala dos tamanhos

Serviço Museu Catavento
Av Mercúrio, s/n – Pq Dom Pedro II, Brás
Aberto de Terça a Domingo, com entrada das 9h às 16h e permanência no museu até às 17h
Ingressos: R$ 3 (meia), R$ 6 (inteira)

Saindo do Museu, atravessamos a rua e fomos almoçar no Mercado Municipal, que ninguém é de ferro. Vale à pena conhecer. Comprei lá as maiores cerejas que já vi.

Léo com Suricato no Aquário de São Paulo2º dia – Aquário de São Paulo

Depois, pegamos o Uber e fomos para o Aquário de São Paulo, que fica próximo ao Museu do Ipiranga (que estava fechado mas pelo menos vimos o Parque do Ipiranga).

Na verdade, é mais um Zoológico que um aquário, mas tem muitos tubarões, pirarucus, peixe boi, e outros animais aquáticos. Os meninos ficaram loucos com os pinguins e com os ursos polares (pena que estavam cansadões, só ficaram deitados). Tinha suricatos, lêmures, uns morcegos enormes da Indonésia, cangurus cansaaaaados. O Léo não parava de correr entusiasmado de um lado pro outro.

Serviço Aquário de São Paulo
Rua Huet Bacelar, 407 – Ipiranga
Aberto todos os dias de 9h às 19h, com entrada até 17h.
Ingressos: R$ 80 (adulto), R$ 40 (criança de 3 a 12 anos).

3º dia – Parque da Mônica

Quarto da MônicaAcordamos cedo com o Léo enlouquecido com o programa do dia: Parque da Turma da Mônica.
Com medo da distância e do transporte público, pegamos um Uber. O parque fica no Shopping Market SP, muito longe de onde estávamos, demoramos mais de meia hora de carro, e olha que não tinha trânsito. Mas tudo bem, o que a gente não faz pelos filhos, né?

O parque foi reaberto recentemente em outro lugar, já tínhamos ido ao antigo, esse novo estava bem arrumadinho, e vazio para os critérios de São Paulo, já que estávamos no meio de um feriadão e os paulistanos tinham vazado da cidade (uma maravilha para nós).

Arthur e Léo com o Louco no Parque da MônicaAtrações para todas as idades, de preferência até 10 anos (o Arthur, de 11, ficou um pouco deslocado. O Léo, de 8, amou).

A principal atração, que também curtimos, foi a Montanha Russa do Astronauta. Era simples, sem looping, mas legal. E um brinquedo que caía na água, o Horacic Park. Os meninos se divertiram também em outros de subir e guerrear com bolinhas. Deu para repetir quase todos. Tinha fotos com os personagens (não encaramos a fila). Tinha show da Turma (esse nós vimos). Tinha atividade no quarto do Cebolinha. Tudo feito com muito capricho, como é a marca do Maurício de Sousa.

Serviço Parque da Mônica
Shopping SP Market, Av. das Naç25ões Unidas, 22540, Jurubatuba, Marginal Pinheiros.
Sistema de pacotes. O ingresso para minha família de 2 adultos e 2 crianças ficou em R$ 321.

Para voltar à Paulista, pegamos um trem bem em frente ao shopping e fizemos conexão com o metrô que parou bem na Paulista. Por sinal, o transporte público paulistano me surpreendeu demais: tudo limpo e organizado.

Claro que ainda faltou muita coisa, mas ficou o gostinho de quero mais. Fiquei bem impressionada com São Paulo e tenho certeza que os meninos também adoraram.

O pessoal do Família Viagem também curtiu o Parque da Mônica em São Paulo.