Começo do fim
Olá, minha gente… Estou iniciando esse novo blog, onde quero compartilhar com vocês experiências incríveis que tive viajando por esse mundo de meu Deus… Eu só não sabia por onde começar. Aí pensei: Que tal começar pelo fim? Pelo fim do mundo? Sim, eu já estive lá, em Ushuaia, a cidade mais austral (mais ao sul) do planeta. Depois dela, só a Antártida.
Estive em Ushuaia em 2003, e foi a minha porta de entrada para a Patagônia. Na época, éramos só eu e Bruno, as crianças não haviam nascido. Então, fomos com nossos queridos companheiros Xis e Lê, explorar a Patagônia. Só tínhamos a certeza de começar pelo fim, Ushuaia, e irmos subindo, subindo, subindo o mapa.
Ushuaia fica na argentina. É uma linda cidade espremida entre o mar e as montanhas nevadas.
Fomos em outubro e ainda pegamos a estação de esqui do Cerro Castor aberta. Era a última estação de esqui aberta no hemisfério sul. Nem precisa dizer que faz frio o ano todo, né? Na cidade, restaurantes com vinhos deliciosos a preços super bons. Quem gosta de carne, pode comer o cordero patagônico. Quem gosta de truta vai se fartar.
Tem também o Parque da Terra do Fogo, o lugar onde o vento literalmente faz a curva e leva tudo o que estiver no caminho. Quem fala de vento forte é porque ainda não conheceu Ushuaia.
Visitamos um museu do presídio… Os homens do século passado achavam que os marginais tinham que sofrer literalmente o pão que o diabo amassou (homens desse século continuam pensando isso). Então mandavam os presos argentinos para um presídio frio (pense numa coisa fria), em Ushuaia. Até Carlos Gardel ficou preso lá. Os presidiários trabalhavam construindo a cidade. E penavam de frio nessas paredes de pedra.
No final das contas, fomos picados pela mosca patagônica e simplesmente nos apaixonamos pelo lugar… Tanto que já voltamos 3 vezes, dessas vezes com as crianças. Não para Ushuaia, mas para a região de Bariloche e Angostura, alguns milhares de quilômetros acima. Mas isso é história para outros posts.
SERVIÇO
- Ficamos no Apart Hotel Cabo San Diego. Um lugar gostosinho, perfeito para as necessidades dos viajantes, com um pessoal muito prestativo. Falando nisso, o pessoal de toda a Patagônia é de uma hospitalidade exemplar. São pessoas queridas, que moram as vezes em rincões escondidos no meio do vento e da poeira, e prezam o convívio entre seres humanos.
- Há vários voos diários saindo de Buenos Aires para Ushuaia. São 3,5 horas de viagem. Também há voos partindo de El Calafate.
- Em Ushuaia, podem-se contratar vários passeios para a Antártida.
- Se você quiser informações para a Patagônia, esse é o site…
Gostou do blog? Então, quando for reservar seu hotel, clique num banner do Atravessar Fronteiras. Você não paga nada a mais por isso, e nós agradecemos a gentileza.
Booking.com
Olá Adriana… muito bacana seu blog e os comentários sobre Ushuaia… estou indo pra Patagonia em Novembro e é claro, tb começarei pelo fim! Pelo fim do mundo!!
Grande abraço e boas viagens.
Fábio-Curitiba.