Dicas dos Convidados dicas gerais Minas Gerais Viagens etílicas

As cervejas artesanais mineiras

abr 14, 2017 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Este post é de autoria do meu marido/colaborador Bruno Lourenço, especialista/apreciador/degustador/fanático pelas cervejas artesanais. Tenho certeza de que você vai tomar uma depois de ler o post.


Bruno tomando a cerveja Wals

O mercado de cervejas artesanais está bombando. Então quando a gente viaja não pode perder a oportunidade de provar produtos locais, conversar com os personagens dessa onda que é mundial e descobrir lugares novos. E neste post vou falar de Minas Gerais, terra da boa cachaça e… de boas cervejas também.
Na capital Belo Horizonte temos a cervejaria Backer  e a Walls, já bem estabelecidas e com excelentes brejas e possibilidade de visitas, degustação e refeições.

 

Cervejas artesanais do interior de Minas

São João del-Rei

Além de BH há várias outras possibilidades de conhecer o artesanato cervejeiro mineiro. Fui pra um casamento em São João del-Rei (lei municipal de 2008 fixou essa grafia) e não demorei pra encontrar uma bela amostra do talento de Minas para comidas e bebidas.

Foi no Empório Del Rei que conheci e me encantei pela American IPA da Loba. Tomei um chope, passeei pela cidade, voltei pra outro chope, almocei e depois lá estava eu tomando outro copo dessa cerveja de Santana dos Montes, cidade a cerca de 100 km de São João.

Cerveja Loba, em São João del-Rei

Tomando cerveja na Taberna d'Omar, São João del-ReiO almoço, aliás, foi na Taberna D’Omar, da qual já falamos aqui no blog, onde tomei a cerveja Timboo, de Matias Barbosa, terra de meu avô paterno. A Timboo tem um pub com várias torneiras em Juiz de Fora. Na Taberna D’Omar ainda provei uma Belgian Pale Ale e uma Helles da Libertastes, cervejaria comandada por são-joanenses.

Tiradentes

Cerveja KrugDepois do casório em São João tomamos o rumo de Tiradentes. Na pizzaria Noi Tre, experimentei a Pale Ale da Loba, além de uma IPA, uma Strong Bitter e uma Blonde Ale da Krug. Essa cervejaria de Nova Lima se diz a primeira micro artesanal de MG, e oferece a possibilidade de visitação.  

Na cidade do mártir da Inconfidência também tomamos uma lager, da Tiradentes Haus Bier, no chamado Boteco da Fábrica, lugar bem agradável, por sinal.

Tiradentes sedia agora, de 4 a 7 de maio, mais um TremBier, Festival de cervejas artesanais. Mais um bom motivo pra se estar na cidade.

As artesanais de São Lourenço

Eu tomando cerveja no Circuito das CervejasDe Tiradentes seguimos para o Circuito das Águas, mais precisamente, São Lourenço. E nosso hotel ficava a cem metros de uma grata surpresa, o Circuito das Cervejas. O lugar tem uma ampla variedade de cervejas, mais de 250 rótulos, vários de Minas Gerais, como as cervas da Falke Bier, de Ribeirão das Neves, e Joia Mesquita, de Lavras.

A comida do Circuito das Cervejas é tão boa quanto as cervejas, não à toa o lugar é o melhor restaurante de São Lourenço pelo TripAdvisor. Como é de frente pro Parque das Águas, vai ser difícil passar essa oportunidade pra quem estiver turistando em São Lourenço.

Cerveja artesanal mineira Joia Mesquita Circuito das Cervejas, São Lourenço Circuito das Cervejas, São Lourenço

Circuito das Cervejas, São Lourenço

Saindo um pouco do tema do post, outro lugar que recomendo e que combina bem com uma boa breja é a cafeteria Unique , a número 2 de São Lourenço pelo TripAdvisor. Café simplesmente espetacular de Carmo de Minas, cidade que deve dividir com a também mineira Cristina a honraria de melhor café do mundo.

As cervejas artesanais de Ouro Preto

Com um aperto no coração deixei o Circuito das Cervejas (e das Águas também) e tomei o rumo de Ouro Preto.  Ali é a terra da Ouropretana e de lugares como o Acaso 85, que tinha a Capistrana, de Diamantina, para oferecer.

Minas Gerais não decepciona, nunca…

* Não, eu não tenho memória boa pra guardar cervejas e lugares. Por isso uso o aplicativo Untappd. Recomendo.

Veja também

 


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!

⇒⇒ Booking do blog Atravessar Fronteiras

Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share