Cerveja artesanal verde em Brasília
Brasília Dicas dos Convidados

Roteiro para beber cervejas artesanais e especiais em Brasília

set 29, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Bruno Lourenço apreciando cerveja artesanal no Curral da Corina - em BrasíliaNada de roteiro cívico e arquitetônico na capital do país. Aqui vamos falar de um delicioso roteiro de cervejas artesanais e especiais em Brasília. A cada dia, para alegria de muitos, abre mais um bar dedicado a essas cervejas na capital federal (a crise parece não ter atingido o setor). Nestes roteiros, escritos pelo especialista/degustador/apreciador de cerveja Bruno Lourenço, veja que o roteiro dessas cervejas em Brasília pode ser percorrido a pé. Aí eu vi vantagem. Primeiro porque nada de beber e dirigir, hein? Segundo porque os bares ficam num raio de menos de 3km de distância no máximo!


Cervejas artesanais e especiais em Brasília – Começando pelo Baixo Asa Norte

Brasília não ficou de fora do boom das cervejas artesanais. E não há lugar melhor na cidade para curtir cervejas artesanais e especiais em Brasília do que o bairro da Asa Norte. E meu roteiro começa pelo Baixo Asa Norte, que compreende as quadras 408 e 409 norte. Confira no mapa a seguir.

Ali está a pioneira Grote Markt. Quando iniciou as atividades podíamos dizer que era um ponto de cervejas importadas em Brasília. Mas isso mudou com a chegada das cervejarias artesanais nacionais e hoje o Brasil está ali bem representado.

Cervejaria I Love Beer, em BrasíliaDo outro lado da rua estão o Pinella e o Godofredo, com brejas e petiscos para todos os gostos. Quinhentos metros depois, na 210 norte, está o I Love Beer, também dedicado às cervejas especiais em Brasília. O pub, inaugurado neste ano, é o recordista de torneiras de cervejas – são 30 – garantindo a maior variedade de bebida fresca na cidade.

Três quadras mais ao norte (1 km depois, na quadra 212 norte), está o Empório Soares & Souza. A casa vendia queijos, vinhos e azeites especiais no Lago Norte, mas depois se especializou em cervejas na Asa Norte. É hoje uma referência das cervejas artesanais e especiais em Brasília. Promove eventos como o Saint Patrick’s Day, palestras e harmonizações. O Empório Soares abriu ainda uma filial no Shopping Boulevard, final do bairro, na saída do supermercado, excelente oportunidade de esfriar a cabeça depois das compras.

Chope verde no St. Patrick's Day, no Empório Soares e Souza em Brasília

Duas quadSt. Patrick's Day no Santuário, em Brasíliaras depois (800 metros de distância), na 214 norte , estão o Santuário e o London Street – um em frente ao outro. O Santuário foi o pioneiro em oferecer torneiras em profusão (12!), há dois anos. Também oferece gratuitamente jarros de água aos frequentadores (ótima iniciativa). Os lemas da cervejaria são: “beba menos, beba melhor” ou “pare de viver uma mentira e comece a beber cerveja de verdade”. O Santuário é a minha preferida cervejaria de Brasília, por juntar bom atendimento, cervejas de grandes marcas, cervejas artesanais da região e rock and roll da melhor qualidade. A casa investe ainda em eventos especiais, como o Saint Patrick’s Day (da Irlanda), Dia do Rei (da Holanda), e Clube do Pint da Guiness.

A cervejaria queridinha

Aliás, o Santuário me fisgou quando, ao voltar de Dublin, fui tomar uma Guiness e fiquei espantado em ver que ela era tirada com o mesmo ritual da Irlanda. Por isso a espuma e o gosto famosos eram rigorosamente os mesmos. Bem em frente está a London Street, inaugurada em 2016 e com a proposta de trazer o clima de um pub londrino para o cerrado. É possível comer o fish and chips com cervas da inglesa Fuller’s e ouvir muito rock. Fica a sugestão de conhecer esses 7 templos cervejeiros a pé, pois são apenas 2,6 quilômetros na parte de baixo do Eixão. Se for beber, não dirija!
Dia do Rei no Santuário, em Brasília St. Patrick's Day no Santuário, em BrasíliaCerveja artesanal no Santuário, em Brasília

Cervejas artesanais e especiais em Brasília – do outro lado do Eixão

Encerro o giro asanortino por três bares nas quadras superiores da Asa Norte que também nasceram em 2016 (crise não ronda as cervejas artesanais, pelo visto). Na 116 norte está o Empório Iracema, simpática casa com duas torneiras e prateleiras cheias de marcas nacionais e importadas.  Na 109 norte está mais uma franqueada da Mestre-Cervejeiro.com (inauguração em 6 de outubro). Na 309, a Cuca Bier em breve estará servindo a própria cerveja, que leva o nome do estabelecimento. Quem quer se aventurar nessa onda é só ficar atento que volta e meia esses lugares oferecem curso de cervejas artesanais.

Cervejas artesanais além da Asa Norte

E se você achou pouco conhecer todas essas cervejarias em Brasília, pode explorar os outros locais, a começar pelo mais novo bairro de Brasília, o Noroeste. Lá o Grote Markt também fincou pé, com o Grote Bier, um pub moderno, que dispõe de cervejas e torneiras com chope fresco (um upgrade em relação ao irmão da Asa Norte, que só dispõe de garrafas e latas).

Empório Iracema, cervejaria em Brasília

Grauler do Curral da Corina, cervejaria artesanal em BrasíliaDali, um pulo no Curral da Corina, cervejaria artesanal de Brasília, no Setor de Oficinas Norte, pra encher o gráuler aos sábados (infelizmente, a partir dessa aí já não dá para ir a pé). A Corina Pêiu Êiu Linda Leve & Solta é uma fantástica pedida, melhor custo-benefício de uma IPA que conheço.

Do Curral para o Beer Selection, no Setor Hoteleiro Sul, um lugar surpreendentemente aconchegante no centro da capital. E depois para a fábrica da Stadt Bier, Setor de Indústrias Gráficas. Foi lá que tomei minha primeira cerveja made in Brasília. Da Stadt para o Guará, conhecer o Mercadinho Lobão, talvez o maior acervo de cervejas artesanais e especiais de Brasília.

Pra quem não sabe, o Guará fica fora do Plano Piloto, centro da capital. E quanto mais longe da Esplanada, mais barato fica. O mercadinho está sempre com promoções e agora estreou no segmento dos gráuleres com o Lobão on Tap, onde é possível levar pra casa o mais fresco chope artesanal de Brasília. E na cidade mais jovem do quadradinho, Águas Claras, tem o Camberra Cervejas Especiais.

Esta rota cervejeira que engloba Brasília toda tem 51 km (será que não é uma boa ideia?). Então é bom arrumar um amigo da vez pra completá-la sem problemas…

 


O Bruno Lourenço, autor do post, é muito bairrista e AMA a Asa Norte, cujos pontos etílicos ele frequenta semanalmente. Você pode conhecer algum outro ponto cervejeiro em outro canto de Brasília. Não hesite em deixar a sugestão dele nos comentários. Saúde!!!

Saiba mais


Se for viajar ou fazer compras online, acesse os banners pelo nosso blog. Não custa nada pra você é pra nós é uma grande ajuda!


Booking.com




Conte pros seus amigos
Share