Vista de Piedras Blancas - Bariloche
Argentina Bariloche Videos

Piedras Blancas: o paraíso do esquibunda em Bariloche

ago 30, 2016 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

bariloche-piedras-blancas1Piedras Blancas é perfeito para quem, como eu, não gosta de esquiar. Ou para você, que pode até gostar de esquiar, mas quer ter um passeio diferente. Piedras Blancas é um centro de montanha em Bariloche com várias pistas de descida em “trineos”, como dizem os argentinos, ou trenós, como dizemos nós, mais conhecidos como esquibundas no Brasil. Mas antes de ir, não deixe de reservar hotel com antecedência em Bariloche. Caso contrário, na alta temporada, você corre o risco de não encontrar vaga.

Em primeiro lugar, prepare-se para rir muito. É isso o que o esquibunda provoca nas pessoas, tanto adultos como crianças. Veja abaixo o vídeo que fiz dos dois dias em que fui lá em julho de 2016.

 

O acesso a Piedras Blancas fica bem próximo ao centro de Bariloche, na Av. de Los Pioneros. Subimos a montanha por estrada de terra (ou rípio, em espanhol), na montanha que também dá acesso ao Cerro Otto, é a montanha onde o esqui teve início em Bariloche. É preciso ter cuidado se houver nevado muito: a pista pode ficar escorregadia, e a administração do parque pode exigir que os carros subam com correntes. Nós estávamos em 12 pessoas, entre família e amigos, numa van alugada, quando os carros da frente começaram a patinar no gelo. Paramos, esperamos os profissionais colocarem terra no gelo para dar tração aos carros. O Bruno, meu marido, estava na direção da van, mas não tem nenhuma intimidade em dirigir na neve. Então o cara lá de fora que estava ajudando a todos tomou a direção e levou ele mesmo o carro. Esse foi o início da diversão.

Anote bem esta dica: compre as entradas do parque ANTES de ir. Fomos em julho, em semana de muita neve em Bariloche, imagina o quanto estava cheio? Compramos as entradas com um rapaz que vendia no nosso hotel, tendo o cuidado de verificar se as entradas tinham o mesmo preço se compradas no parque. Na entrada do parque, as filas para compras eram enormes, e, pelo menos dessa vez, não precisamos entrar em filas. O preço é 600 pesos para adultos e 400 para crianças abaixo de 12 anos, na alta temporada (na época, um real valia 3,50 pesos). Existem pacotes que já incluem o traslado até lá. Outra coisa: alugue roupas impermeáveis para neve na cidade.

Outra dica: vá cedo. De manhã, as filas para os teleféricos não são tão grandes. Fomos duas vezes a Piedras Blancas no inverno de 2016, e foi gritante o tanto de fila que pegamos a mais no dia em que chegamos mais tarde. Arme-se de paciência. Só as crianças não reclamam. Enquanto nós adultos ficamos na fila, as crianças brincam, brincam e brincam na neve. Outra dica é que só tem banheiro na base de Piedras Blancas. Em outras palavras, quando você subir a montanha, não vai ter a oportunidade de ir ao banheiro, a menos que desça para a base e encare novamente as grandes filas para subir. Achei isso um ponto negativo de Piedras Blancas.

Curtindo a neve em Piedras Blancas Filas em Piedras Blancas, Bariloche

Piedras Blancas, Bariloche, e suas enormes filas

Pois bem, quando subimos o teleférico, temos à nossa disposição 5 pistas de esquibunda com muitas curvas, em que cada descida demora mais de 10 minutos de muita risada. Note que algumas pistas podem estar fechadas dependendo da quantidade de neve. Temos o direito de descer seis vezes com o ingresso, escolhendo as pistas da forma como quisermos. As pistas vão tanto para a base da montanha, quanto para outro local, em que também há teleférico para subir novamente. Ou seja, temos dois teleféricos em Piedras Blancas.

mapa_pistas

No topo da montanha, tem um refúgio onde se vendem algumas guloseimas, chocolate quente, etc. Mas na verdade, o refúgio é tão pequeno que só serve mesmo pra esquentar e para tentar secar a neve nas luvas e nas botas. Na base da montanha tem lanchonete e restaurante, o ambiente não é tão grande, mas dá para comer. Lembre de levar uma garrafa de água e biscoitos para não ter que ficar toda hora parando nas cafeterias.

Para os mais pequenos, tem uma pista infantil em cima da montanha, mas te aviso que vi crianças bem pequenas (de 3 ou 4 anos) descendo as pistas normais com seus pais. Muito mais divertido! Na nossa galera, tínhamos crianças a partir de 7 anos que simplesmente VOAVAM nas descidas, rindo muito e capotando dezenas de vezes na neve.

Em Piedras Blancas, além do esquibunda, tem uma tirolesa que você percorre deitado, chamado Zipline. A propaganda é que é o mais longo da América Latina, com 1,5km de extensão. Tem também escola de esqui e uma pista pequena, no Winter Park.

Uma cereja do bolo de Piedras Blancas é a maravilhosa vista lá de cima: você vê os dois lados de Bariloche, um que fica em frente ao Lago Nahuel Huapi e outro que fica no caminho do Lago Gutierrez. Reserve um dia inteiro para essa aventura e divirta-se por mim.

Posts Relacionados

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloca os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share