Brasília

Brasília se apropria dos espaços públicos

out 19, 2015 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Há alguns anos, tenho visto um movimento bem legal nas ruas de Brasília: a população começou a ocupar os espaços públicos, levando isoporzinho, fazendo piquenique, comendo farofa em público sem nenhum pudor. Eu, particularmente, faço parte desse movimento e costumo ocupar espaços privilegiados de nossa capital, como o Eixão, a orla do Lago Paranoá e até o Setor Militar Urbano. Quer conhecer esses movimentos?

Ocupe a orla

Praia do Cerrado, uma das praias de Brasília Família ocupando os espaços públicos de Brasília
Temos 80 km de orla do belíssimo Lago Paranoá em Brasília. Mas há algumas décadas, só quem aproveitava essa orla eram as pessoas com grana que tinham casa à beira do Lago, ou aquelas (também com grana) que eram sócias dos melhores clubes da capital, que ficam à beira do Lago.

Hoje em dia, existe um movimento de ocupação da orla do Lago Paranoá. São vários espaços que estão sendo desobstruídos pelo governo local para que a orla esteja livre para quem quiser usufruir desse lugar privilegiado. Eu realmente sonho com o dia em que haja uma ciclovia ou pista de caminhada que dê a volta no lago todo. Não custa nada sonhar…

Mas enquanto não temos isso, podemos ocupar a orla nos vários espaços públicos já abertos no Lago Paranoá. Já fiz um post sobre esses espaços, clique aqui para ver.

Eu e minha família costumamos levar um isopor, uma toalha, uma barraquinha, nossa cachorra e passamos o dia curtindo a orla ladeados por outras tantas famílias das mais diversas classes sociais. Ah, também levamos o bote inflável do meu filho Léo, um grande achado!

Clique aqui para ver a matéria que saiu no DF TV sobre a nossa última ocupação da Orla, em que aparecemos curtindo um dia quente na beira do lago.

Picnik

O Picnik é uma feirinha que acontece de tempos em tempos em Brasília reunindo as barracas mais descoladas de artesanato tipicamente brasiliense, com tudo o que se tem direito. E reúne também vários food trucks (caminhões de comida), que são a última onda na capital. Já fui em Picnik no Parque da Cidade e no Setor Militar Urbano, aliás, esse último espaço eu nunca tinha visto ser ocupado em Brasília. Palmas para a produção.

Brasilienses ocupando o Chef nos EixosChef nos Eixos

Um grande evento gastronômico que já virou tradição em Brasília. São grandes chefes de restaurantes renomados que vendem comida no meio da rua por até R$ 20 o prato. O último evento ocorreu no Eixão Norte, em frente à minha casa, com até 80 pratos diferentes. Eu costumo reunir família e amigos numa grande mesa (tem que chegar cedo para arrumar mesa). Costumamos levar isopor com alguns espumantes, mas tudo pode ser comprado lá mesmo. É legal ver tanta gente ocupando as ruas de Brasília.

Links relacionados

 


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share