França

Como é passar o 14 de Julho na França

set 21, 2015 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Queda da Bastilha, 14 Juillet, ou 14 de julho. Essa é a data da festa nacional da França. Eu e minha família estávamos lá no 14 juillet 2015.
Desde a nossa chegada em Paris, no dia 11 de julho, já dava para observar os preparativos para a festa. Arquibancadas e transmissoras de TV montadas no Champs Elysses, esquema especial de transporte e estacionamento sendo divulgado em todo lugar.
Mas no dia 13 de julho foi aniversário de 11 anos do meu filho Arthur. Passamos o dia na EuroDisney (veja aqui como foi), e foi impossível para nós acordar cedo para garimpar um lugar no desfile. Nossos amigos que conseguiram disseram que foi maravilhoso, inclusive a apresentação da esquadrilha da fumaça deles.

Mas as comemorações do 14 Juillet não se resumem ao desfile matutino na Champs Elysess. Ainda bem para mim.

Fogos de artifício na Torre Eiffel

No fim da noite, uma tradicionalíssima queima de fogos acontece na Torre Eiffel. Como no verão anoitece muito tarde na França, a queima de fogos se inicia quando chega a noite, às 11 horas da noite. Eu estava com uns amigos do meu grupo de corrida, nos encontramos num barzinho, fomos ao Carrefour, compramos vinho, espumante, queijo, salame e pães e rumamos para a Torre Eiffel, num metrô já bem cheio (chegamos lá umas 19h). Eu tinha comprado uma barraca também para acomodar meus filhos durante a espera.

Barraca para esperar a festa do 14 de julho em Paris

Antes de chegarmos ao Champ de Mars (onde as pessoas ficam para ver os fogos), já observamos centenas de pessoas sentadas em qualquer gramado, calçada, chão, no caminho, fazendo piquenique. Continuamos nosso caminho.

Aí, na entrada o Champs de Mars, o guarda barrou todo tipo de bebida (não podia garrafa). Pronto, estava explicado o piquenique em lugares tão inóspitos.

⇒ Fica a dica: Não leve garrafa de vidro para a festa do 14 de julho em Paris. Não vai passar na barreira de segurança. 

Nós também montamos o nosso, porque nada de desperdiçar tanto espumante (e ainda ganhamos bebida de umas pessoas que estavam sendo barradas).

Piquenique nos arredores da Torre Eiffel
Lá pras 21h30, entramos finalmente no Champ de Mars. Que já estava completamente lotado. Conseguimos  garimpar um espaço que tinha umas árvores na frente, ou seja, só víamos a metade da Torre Eiffel. Mas tava valendo. Meninos ficaram lendo revistinha na santa barraca comprada naquele dia mesmo. E nós esperando os fogos.

14 de julho: linda festa na França

Valeu demais o esforço. O espetáculo dura uma hora de fogos combinados com música. Até Gilberto Gil tocou (toda menina baiana tem um santo…). Veja o vídeo abaixo.

A belíssima Torre Eiffel iluminada com as cores da França no 14 de julho Os fogos de 14 de julho, na França

Todo mundo educado, curtindo a noite maravilhosa. Uma vibe muito legal! O único porém é que o chão do Champ de Mars é uma areia branca fininha, imagina aquele mundo de gente pisando? Ficamos todos imundos de branco.

E-MO-CIO-NAN-TE. É tudo o que posso dizer. Vale a espera e o desconforto.

areia fina no Champs de Mars no 14 de julho em Paris

Volta para casa é difícil

Mas a volta para casa não foi tão legal. Pense numa multidão querendo todo mundo ir embora quando acaba, à meia-noite. Impossível chegar até o metrô (que estava com horário estendido até 2h30 da manhã). Sentei com os meninos num bar e esperamos o movimento de pessoas baixar. Não adiantou nada. O metrô estava impossível de entrar. Andamos até outra estação: impossível também. Meninos já cansadérrimos, obviamente. Bruno sentou com eles em outro bar e eu fiquei na pista, desesperadamente esperando um táxi. Depois de meia hora de espera, um táxi desembarcou um passageiro bem na minha frente. Aleluia! Chegamos em casa exaustos, lá pras 1h30 da manhã. Mas valeu demais a experiência.

Passando o 14 de julho em Paris

Links Relacionados

Mont Saint-Michel: fuja da multidão e se perca no passado

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share