criança descendo neve de trenó
dicas gerais

Dicas sobre neve e estações de esqui no Chile e na Argentina

jul 01, 2015 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Tentando esquiar no Cerro Bayo, Villa la Angostura

Aqui no Blog, o post mais lido é sobre Bariloche. E o mais comentado também. E 80% das perguntas são de pessoas que querem ir a Bariloche para ver neve, e ficam frustradas quando eu digo que é imprevisível.

Quando abrem as estações de esqui na Argentina e no Chile?

Apesar de não ser uma exímia esquiadora (eu nem gosto tanto de esquiar), já fui a algumas estações de esqui no Chile e na Argentina. Tenho algumas dicas:
As estações de esqui na região de Bariloche e Villa la Angostura, o início da patagônia argentina, geralmente abrem no meio de julho. Mas esse ano de 2015 já nevou tanto, que no meio de junho o Cerro Bayo em Villa la Angostura, abriu suas portas pros esquiadores. O Cerro Catedral  em Bariloche, também já está aberto.

Mas atenção: assim como a neve vem, ela vai embora. Não é porque nevou muito antes do início da temporada, que ela vai estar ali necessariamente durante todo o período. Mas os meses de julho e agosto são, geralmente, mais garantidos de neve na América do Sul. Para saber se tem neve na estação que você quer ir, sugiro olhar os sites das estações, ver as webcams e as condições das pistas.

Estações de esqui chilenas

Estamos entrando em julho de 2015, mas as estações que ficam próximas a Santiago, no Chile, estão completamente sem neve. As webcams do Valle Nevado são uma tristeza . Com isso, vários pacotes estão sendo cancelados. Aliás, no caminho do Valle Nevado existem outras estações, a Colorado e Farellones. Se o Valle Nevado, que é mais alto, está sem neve, as demais certamente também não estarão abertas. Uma frustração para quem queria brincar de guerra de bola de neve e fazer boneco, né?Família posando para foto na neve
Aliás, essas estações ficam relativamente próximas a Santiago. São uns 30km subindo a montanha, mas não é nada fácil chegar lá, para quem enjoa. A pista é feita de curvas de 180º, os famosos caracoles, onde eu não teria coragem de dirigir. Quando subimos de van de turismo, tomamos remédio para enjoo na ida e na volta. Fica a dica!

A estação mais austral do planeta é a de Ushuaia, na Argentina, o Cerro Castor. Eu já esquiei lá em outubro, é a estação de esqui que mais tarde fecha no continente, uma maravilha para quem gosta de esquiar.

Dicas para curtir a neve

Se você nunca foi para a neve, lembre-se: nada de calça jeans, moleton, nem tênis ou sapato que deixe entrar água. Você não aguenta nem meia hora na neve com uma roupa molhada pregada ao corpo. O aluguel de roupas e sapatos impermeáveis é despesa indispensável para quem quer se divertir na neve sem ter que abortar o passeio na primeira hora.
Eu não gosto muito de esquiar. A bota me dói o pé, fico irritada quando caio por causa do trabalhão que dá levantar e colocar o esqui de volta, ou seja, eu tenho preguiça de esquiar. Mas nem por isso eu deixo de ir a estações de esqui. Fazer esquibunda é uma delícia, dá menos trabalho e se gasta menos. Recomendo!
Se você está com viagem marcada para pegar um friozinho no inverno sul-americano, divirta-se por mim!

banner-horizontal-guia-bariloche

Links Relacionados


Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como este não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share