Criança rindo com área verde e lago
dicas de hotéis hotel

O que saber sobre reservas online de hotéis

nov 15, 2014 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

No início da minha vida viajante, escolher hotel para mim se resumia a chegar numa cidade sem nenhuma reserva, gastar quase duas horas entrando em pousadas, olhando os quartos, perguntando sobre preços e café da manhã, escolher e … ufa, finalmente entrar num hotel e poder curtir as férias. Era uma verdadeira peregrinação.

O maior risco era não haver quartos vagos, e, sim, isso já aconteceu comigo na cidade com a maior quantidade de vagas de hotel no mundo: Las Vegas. Sim eu já fiz essa peregrinação em Las Vegas, no século passado, em 1999 para ser mais exata, e não havia NENHUM QUARTO DISPONÍVEL NAQUELES HOTÉIS IMENSOS. Tivemos que ficar numa espelunca que mais parecia saída de filme de bandido.

Escolhendo hotéis com a internet

Com o advento da internet, escolher hotel virou um serviço bem mais fácil. Antigamente, não havia páginas de buscas de hotéis, com comentários das pessoas que já se hospedaram. Então o lance era entrar no site de cada hotel e torcer para que as fotos fossem condizentes com a realidade.
Depois do surgimento de sites que agregam pesquisas de hotéis com comentários, fazendo rankings de hospedagem, ficou tudo melhor.
Eu SEMPRE uso o Booking e o Tripadvisor para me basear na hora de escolher hotel. E diga-se de passagem, sou boa em fazer essa escolha. Por isso, te dou as dicas.
Existem algumas diferenças básicas entre eles:

Procurando hotéis no TripAdvisor

No Tripadvisor, você faz a busca de hospedagem, e aparecem as páginas com comentários e informações básicas dos hotéis. Os comentários do Tripadvisor são feitos por pessoas que “supostamente” se hospedaram no hotel, mas não há comprovação de hospedagem, então a pessoa pode estar querendo divulgar seu hotel e pede para amigos fazerem comentários fake. Ou então pode ser que alguém queira sacanear alguma hospedagem e faz a mesma coisa, com comentários negativos.
site do TripAdvisor
Mas na maioria das vezes eu confiei nos comentários do Tripadvisor. O cuidado é que a gente sempre tem que dar uma peneirada, tem gente que acha tudo lindo, tem gente que acha tudo horrível. Temos que observar a média dos comentários. Eu, geralmente, no TripAdvisor, só reservo hotéis com pelo menos 4 bolinhas verdes (de um total de 5). Menos que isso eu nem olho.

Também é legal observar nos comentários o status da pessoa que comentou. Eu, por exemplo, sou colabora mestre, do TripAdvisor, com 264 contribuições na data desse post, sendo que 40 avaliações de hotéis. Pode-se dizer que devo ser uma viajante experiente e tenho como fazer avaliações ponderando com outros hotéis em que já me hospedei. É bom observar isso nos comentários.
site do TripAdvisor

Depois de ver os comentários no Tripadvisor, ele te direciona para páginas de reservas de hotel propriamente ditas, como o próprio Booking e o Hoteis.com, dentre outras.

Reserva de hotel pelo Booking

O Booking é uma das maiores empresas do mundo de reservas de hotéis. Eu já fiz dezenas de reservas pelo Booking e quase todas deram muito certo. Na única vez em que algo deu errado, o Booking resolveu elegantemente o assunto em menos de um mês de negociação. Recomendo demais.página do Booking
As avaliações Booking são feitas por quem REALMENTE se hospedou. Quando você se hospeda pelo Booking, ao final da hospedagem, eles te mandam um e-mail solicitando sua avaliação. Ou seja, os comentários são garantia de veracidade.

Dicas do Atravessar Fronteiras

Existem algumas coisas a se observar quando você vai pesquisar no Booking:
– Assim que você pesquisa, os hotéis aparecem na ordem de “recomendados”. Eu não gosto dessa disposição. Na barra superior da pesquisa, você pode escolher de que forma quer que os hotéis sejam apresentados. A ordem você pode escolher por preço, estrelas, localização e avaliação dos hóspedes. Eu, geralmente, escolho pela avaliação dos hóspedes, que ainda pode ser dividida por avaliações de quem viajou em família com filhos menores, filhos maiores, como um casal jovem ou maduro, viajantes individuais ou grupo de amigos. Não é legal isso? Se você vai viajar em família, vai querer saber o que outros viajantes na mesma situação acharam do hotel, não é mesmo?

– Eu geralmente escolho hotéis que tenham nota geral maior do que 8. Nos que têm menos que 7 de avaliação, eu não chego nem perto. E nem assim temos a garantia de sempre dar certo. Eu reservei um hotel na Playa del Carmen, no México, que constava como 8.8 (fabuloso). Quando cheguei, detestei o hotel. Minha classificação pessoal foi de 6.3. Ou seja, isso pode acontecer. Mas são poucas as decepções que já peguei. A maioria das reservas são sucesso total de satisfação.

– Aí você olhou, comparou, leu comentários e escolheu o hotel. Muita calma nessa hora. Porque observando a coluna CONDIÇÕES, você tem algumas observações que fazem toda a diferença. A observação mais importante pra mim são as condições de cancelamento. Quando você pega uma reserva não-reembolsável (geralmente mais barata), se você por acaso desistir da hospedagem, você perde TODO o valor da reserva. Nunca pego esse tipo de reserva, a menos que seja para o mesmo dia.

– As condições de cancelamento são as mais variadas, então observe bem essas condições. Ás vezes vale mais a pena pagar um pouco mais por condições melhores de cancelamento. Às vezes também a reserva exige pagamento antecipado, mesmo que seja devolvido se você não aparecer. Confira também isso direitinho no ato da reserva.
site do Booking
Espero que tenha gostado das dicas. Se tiver mais alguma dúvida, não hesite em perguntar.


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque os links abaixo nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Já deixa os links nos seus favoritos, pra facilitar!!! Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share