Minha família em frente à pirâmide da Lua, Teotihuacan, México
méxico Videos

As incríveis pirâmides mexicanas

jan 21, 2014 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Teotihuacán. Esse é o nome do lugar que foi a maior cidade conhecida da época pré-colombiana na América.
A visita a esse lugar monumental só demonstra a importância que ele teve no passado e que se mantém no presente.
Contratamos um motorista no nosso hotel e seguimos para lá, que fica a uns 60 km da cidade do México. Naquele dia 6 de janeiro, dia de Reyes, era feriado escolar, então não tinha nenhum engarrafamento no caminho, demoramos menos de uma hora para chegar. De longe a gente começa a avistar as majestosas pirâmides do Sol e da Lua.

Sentados na Pirâmide da Lua, observando Teotihuacan, MéxicoPirâmides de Teotihuacan, México

Uma dica: vá DIRETO para as pirâmides. Os motoristas/taxistas/ônibus de turismo sempre vão inventar de te levar para uma lojas de artesanatos antes.E sabe por quê? Porque o preço dos produtos nessas lojas é até 5 vezes mais caro do que o mesmo produto vendido nas tendas dentro da área arqueológica (mas eles não vendem a cartão nessas tendas, então leve $$ vivo). Nós fomos DIRETO para as pirâmides.
Quando chegamos às pirâmides, o motorista ainda estava nos explicando o que podíamos fazer, etc, quando vimos os meninos LÁ EM CIMA. Eles chegaram e saíram correndo subindo a Pirâmide do Sol, escalando loucamente aqueles íngremes degraus. E gritei como louca pra dizer para eles pararem, ainda faltava subir um pouco, e esperaram a gente para subirmos juntos. Ganharam certamente o recorde de subida mais rápida da pirâmide.Em frente à Pirâmide do Sol, Teotihuacan, México

A sorte foi que chegamos cedo (umas 11h) e a pirâmide não estava muito cheia. Cansa um pouco subir os 65 metros, não achei nada absurdo, mas vi algumas senhoras chegando ofegando muito lá em cima. Lá em cima: a vista monumental!!!!

As civilizações fizeram as pirâmides em forma de jaguar, então tem tudo o que você pode imaginar de jaguar para oferecer. Eu também até achei que parecia mesmo a cara de um jaguar, então a família tirou uma foto imitando o bicho.

Descendo a pirâmide do sol, caminhamos pela monumental avenida que é a Calçada dos Mortos, recheadas de ruínas, que nos leva à Pirâmide da Lua. No centro dessa praça em frente à pirâmide, um altar de sacrifícios. Dá pra sentir um arrepio imaginando o que já aconteceu por ali.

Apesar de a Pirâmide da Lua ser mais baixa e ser proibido subir até o final, os degraus são bem maiores, o que me cansou mais subir. Mas diga se não é uma visão e tanto?
Depois desse passeio, já tínhamos a dica de um restaurante incrível: a Gruta. Sabe por que ele tem esse nome? Fica dentro de uma gruta. Leve casaco e curta a delícia de comer maravilhosamente e beber deliciosamente dentro dessa gruta. Massa demais!

Links Relacionados

Vídeos Relacionados

Conte pros seus amigos
Share