Angostura, Cerro Bayo
Argentina Guia

A MINHA Villa la Angostura

set 16, 2013 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

Costumo dizer que tenho uma terra fora do Brasil, mais precisamente na patagônia argentina, e essa terra se chama Villa la Angostura…
Essa cidadezinha, essa vila como o próprio nome diz, é chamada de O Jardim da Patagônia. Fica às beiras do majestoso lago Nahuel Huapi, rodeada de lindas montanhas da Cordilheira dos Andes, na Argentina.

Onde fica Villa la Angostura

Villa fica a 80 km de Bariloche, uma das queridinhas da neve na Argentina. Mas nada pode ser mais diferente do que as duas cidades. Bariloche e seus mais de 200 mil habitantes é uma metrópole perto de Villa, que tem algo em torno de 10 mil habitantes. Como o próprio nome diz, Villa é uma vila. Com restaurantes e cabanas charmosas, com uma rua principal recheada de lojinhas lindas, sendo a própria rua principal praticamente o único comércio da cidade.

Eu comecei a ir a Villa em 2003, só com meu marido Bruno, quando não tinha filhos, e meus amigos Lê e Xis, e decidi que tinha encontrado definitivamente o local que guardava um pedaço do meu coração. Veja um post que fala sobre isso.

De lá pra cá, praticamente todo ano voltamos a Villa la Angostura, na maioria das vezes para aproveitar o verão/outono e as belíssimas praias patagônicas, como você pode ver nesse post em que fui em dezembro, alto verão, e nesse, em que aproveitamos a praia do Correntoso em março.
Fora do inverno, dá para aproveitar o Lago Nahuel Huapi para velejar

No único ano em que decidimos ir no inverno e aproveitar a estação de esqui do Cerro Bayo, foi o ano de 2011, quando o vulcão chileno Puyehue simplesmente ARRASOU minha vila tão bela. Fiz um post emocionado e choroso à época, mas ainda assim conseguimos esquiar e nos divertir.

criança descendo neve de trenó

No ano passado voltamos e meu coração vibrou: o povo de Villa la Angostura é valente, eles conseguiram, num trabalho hercúleo, reconstruir a cidade e deixá-la ainda mais linda do que sempre foi. Passei o reveillon 2012/13 lá e nunca vi natureza mais abundante!

 

Tudo o que você sempre quis saber sobre Bariloche e Villa la Angostura está no Guia Essencial de Bariloche e Villa la Angostura, escrito por mim. Espero que esse seja o pontapé inicial de sua sua viagem. Clique aqui para saber mais!

 

Onde ficar hospedado?

O centro de Villa é pequeno. Uma ruazinha principal, super charmosa, que na verdade é uma estrada internacional que liga a Argentina ao Chile, que fica a 50 km dali. Por isso, a população se revolta com o tráfego de caminhões pesados no centro. É absurdo mesmo! Há anos eles tentam construir uma rota alternativa para a estrada, mas parece que as coisas na Argentina caminham mais devagar do que aqui.

Mas voltando às dicas. Se você não estiver de carro (eu sugiro que alugue para pegar o carro já no aeroporto de Bariloche), fique no centro. Eu já fiquei no hotel Posta de Los Colonos, que é simples, mas fica bem no centro, tem café da manhã, quartos bons e te atende se você quiser passear. NOTA: Ele fechou as portas em 2016.

Lembrando que os argentinos têm a siesta, que vai de 13h às 16h mais ou menos, e que todas as lojas fecham nesse horário.

Cabanas

Uma vez, com meus pais, ficamos em Guardianes del Bayo, bem aos pés da entrada do Cerro Bayo, a estação de esqui de Villa la Angostura. Cabanas maravilhosas, super bem equipadas, com piscina externa.  Fica a uns 5 km do centro de Villa.

Mas a Cabanas la Estancia, que fica bem ao lado da Guardianes, é a dona do meu coração. Ficamos lá duas vezes: em uma delas, o belíssimo jardim tão bem cuidado estava repleto de cinzas, o cenário parecia de guerra. E o bravo dono Sergio tratava com uma delicadeza sem fim o árduo trabalho de tirar as cinzas. Cada cabana tem uma cozinha equipada, algumas com um, outras com 2 ou 3 quartos, todas com banheiras maravilhosas. E o jardim espetacular, com piscina externa (que curtimos quando fomos no verão), parquinho e piscina interna, que testamos e aprovamos no inverno de 2011.

Da última vez, em 2012, ficamos em Encanto del Rio, cabanas deliciosas, às margens da estrada que chega a Villa, também bem próxima à entrada para o Cerro Bayo. Um jardim delicioso, com duas piscinas cobertas que usamos muito, cabanas super equipadas, com cozinha, quartos, banheiros. O mais charmoso era o barulhinho do Rio Bonito, que corre ao lado. Uma delícia! Recomendo demais também.

 Já ficamos também do outro lado, às margens do Lago Correntoso, para mim, onde estão as melhores praias de Villa. Ficamos uma vez nas Cabanas Huitan-co, que também são suuuuuper charmosas, mas com um porém: para se chegar lá e caminhar entre cabanas, temos que caminhar por caminho um pouco sinuosos, então não recomendo para idosos…

Veja dois vídeos das cabanas Huitan-Co.

Na primeira vez que fomos com o Arthur, ainda bebê, ficamos no Marinas Alto Manzano. Eu nunca tinha ficado num lugar tão lindo na minha vida, tanto que choveu horrores (fomos em novembro), fez frio pra caramba, até nevou e a gente nem se importou de ficar no hotel.

O que fazer em Villa la Angostura

No frio: esquiar

A estação Cerro Bayo é a estação de esqui de Villa. Sempre subíamos o teleférico para ter uma vista ESPETACULAR da cidade lá embaixo. Que coisa abençoada aquele lugar! Mas em 2011, bem no ano do vulcão, estávamos lá no inverno e eles abriram a estação de esqui para os poucos turistas que se aventuraram por lá naquele ano. E nós esquiamos. A estação é simples mas tem tudo o que você vai precisar: teleféricos (agora são fechados, antes eram abertos), cafeterias, aluguel de equipamento, escolinha, etc. Ah, e tem uma área de esquibunda que é a preferida dos meninos… e minha também.

No verão/outono/primavera : aproveitar a natureza

mulher observa um lago espelhado

Em 2012, fomos no alto verão, em dezembro. Pegamos um tempo lindo, temperaturas de 20 a 25 graus (de madrugada e de noite faz frio, chega a 10 ou menos). Aproveitamos muito as praias patagônicas, assim como os argentinos, que lotaram as praias de Villa la Angostura. Eu gosto muito da Praia do Lago Correntoso, mas não vá esperando grandes estruturas: leve sua farofa com você, porque não tem ninguém vendendo dindin ou picolé na praia, nem barraquinhas.Baía Mansa, Villa la Angostura

Gosto muito também das praias que ficam próximas ao porto de Villa, principalmente a Baía Mansa, que tem uma vista fantástica!

Já fomos em março e abril, você pode dar sorte de pegar dias lindos, mas já se prepare para levar uns casacos mais pesados, pois a temperatura pode cair de um dia para o outro.
Em setembro/outubro, você ainda pega frio, e pode pegar neve até em novembro, como eu já peguei.

Velejar no Lago Nahuel Huapi

Já velejamos duas vezes no Lago Nahuel Huapi, e foi um passeio incrível. Claro que não deve ser feito no inverno, mas no verão ou até na meia-estação, é um passeio e tanto.
Bahia Manzano, Villa la AngosturaOutro bom passeio são as caminhadas. Na península de Quetrihue, numa trilha de 12 km no meio de paisagens estonteantes, você chega ao bosque de Arrayanes, um lugar mágico, com árvores que só existem naquela região.

O Léo gosta muito de andar a cavalo, então lá em Angostura também tem uns passeios bons a cavalo, que sobem o Cerro Belvedere, uns dos mais altos da região. Ele não subiu, mas andou pelas ruas de villa e se amarrou. Também já alugamos bikes para andar por lá, passeios belíssimos e super tranquilos.
O mais lindo é a beleza do lugar, que contagia nosso humor, e todas as vezes nos divertimos muito, sempre com turmas de amigos muito legais, em encontros regados a bons vinhos e cervejas artesanais. Ai, bateu saudade de Villa!

Links Relacionados

Vídeos


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de clicar nesses banners quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Aliás, já coloca nos seus favoritos!!!

⇒⇒ Booking do blog Atravessar Fronteiras

Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda!

Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share