Calçadão de Viña del Mar, Chile
chile

Valparaíso e Viña del Mar: tão perto, tão longe

jul 29, 2012 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

As duas cidades chilenas à beira do Pacífico são praticamente grudadas. Pronto, toda semelhança acaba aí. Chegamos a Valpo (valparaíso, para os íntimos), e fiquei imediatamente CHOCADA com a confusão reinante. Um porto imenso, com ruas lotadas de camelôs vendendo de tudo, prédios caindo aos pedaços, ninguém respeitando nada do trânsito. Estou falando da parte plana de Valpo, porque a cidade éCERCADA de morros, totalmente lotados de casas coloridas. Os chilenos não deixaram nenhum espaço livre nesses morros, é tudo habitado mesmo.

La Sebastiana, casa de Pablo Neruda em Valparaíso, ChileBom, visitamos mais uma casa de Plabo Neruda em Valpo, la Sebastiana. Não entramos dessa vez, mas reconheci o estilo arquitetônico do poeta.
Depois, o Bruno colocou nosso carro alugado 1.0 pra subir um morro íngreme, pense numa coisa íngreme. Os meninos ficaram encantados, o carrinho quase pediu arrego.
Depois, seguindo mais uma das valiosas sugestões do blog Chile para Crianças, subimos o Cerro Concepción. Pronto, a partir daí, Valpo me conquistou. Deixamos o carro numa rua e saímos nos perdendo pelas vielas, lotadas de lojinhas alternativas, hostels, restaurantes descolados… Parecia uma mescla dos meus amados Ouro Preto e Pelourinho. Lugares lindos, vontade de fotografar tudo, yo amo Valpo! O turbilhão.


Valparaíso é um formigueiro nas montanhas Todas as cores de Valparaíso, Chile As incríveis ladeiras de Valparaíso, Chile
Mas os meninos queriam ver a praia, daí seguimos para Viña del Mar. Parece que entramos noutro mundo, a cidade é toda organizada, tudo limpo e direcionado aos ônibus turísticos.

Viña del Mar, o Léo antes de se molhar no mar gelado do Pacífico
Pisamos na praia, botamos a mão nas águas geladas do Pacífico (tão frio quanto o mar do Rio). Mas não bastava para o Léo molhar os dedinhos no gelado oceano Pacífico. Ele tinha que cair numa onda, encharcar tênis, meia e calça, ficar andando só de camisa e cueca naquele frio e ainda me fazer molhar a meia e o sapato. Não basta ser mãe, tem que participar…
Apesar do frio, tinha muita gente na praia e arredores. Tinha gente surfando, tinha gente lagartixando na areia, tinha gente andando e fazendo malabarismos na corda bamba. Uma festa, cercada de prédios chiquérrimos à beira-mar.

Conte pros seus amigos
Share