Peru

Cuzco, a Ouro Preto peruana

jun 14, 2009 Adriana Magalhães
Conte pros seus amigos
Share

O Bruno sempre me dizia que eu iria adorar Cuzco, no Peru, porque era parecida com Ouro Preto. Em 2001, fomos juntos para lá. Eu realmente AMEI a cidade… Ela é, sim, parecida com Ouro Preto, tem edificações coloniais espanholas que lembram a cidade mineira, mas misturadas com ruínas Incas. Isso tudo faz dela uma cidade única. É esplendorosa.

A história de Cuzco

Cuzco, PeruAlém de tudo, paira no ar uma atmosfera boa, de turismo e cultura. A cidade fica a mais de 3.000 metros de altitude, algumas pessoas passam mal, eu levei numa boa a altitude. Tem aeroporto e mais de 300 mil habitantes.

Foi a capital do império Inca. Rica, riquíssima, antes de os espanhóis chegarem e tomarem tudo. Os espanhóis construíram a cidade colonial por cima da cidade de pedras dos incas. O que resultou, hoje, numa beleza para lá de fora de contexto.

A Plaza de Armas e a Catedral que o digam… Vale a pena sentar num banco da plaza de armas e simplesmente observar… o movimento, a beleza do lugar, os hippies que passam vendendo de tudo, e os turistas que não cansam de andar de lá para cá.

Sacsayhuaman

As ruínas de Sacsayhuaman nos arredores da cidade são de uma grandeza impressionante. Tem pedras de 300 toneladas (pense em como esse povo fez para empilhar isso tudo) e era a maior fortaleza do lugar.

Onde ficar em Cuzco

É chato ter que falar de um lugar onde eu estive há 8 anos. Não me lembro dos nomes dos hotéis, só sei que chegamos de madrugada, vindos de Puno (o ônibus chegava às 3 horas da manhã, isso lá é horário de gente?) e um taxista nos abordou na rodoviária oferecendo pousada. Como não tínhamos onde ficar, aceitamos, mas pense em alguém apavorada, tendo que seguir o sujeito pelas ruelas e becos de Cuzco, até chegarmos num lugar e entrar num quarto. A todo minuto eu pensava que alguém ia entrar ali e nos degolar, mas nada, o dia amanheceu e a pousada se mostrou muito simpática. Era uma coisa familiar, não vou me lembrar mesmo do nome (se é que tinha um nome).

Mas a galera do blog O Melhor Mês do Ano fez uma lista dos hostels mais baratos de Cuzco. Daí você já pode se organizar.

Cuzco, PeruFomos a Arequipa e voltamos a Cuzco. Dessa vez, procuramos uma pousada. Achamos uma que cabia no nosso orçamento (no máximo, 20 dólares), mas não tinha calefação e o quarto em que estávamos ficava num subsolo, num jardim de inverno, onde não batia sol. Eita coisa mais fria, sô! Fomos para lá em novembro, praticamente verão, mas a mais de 3 mil metros, o frio é uma constante…
Lembro que, à noite, na plaza de armas, havia muito movimento. Encaramos uma boate, foi bem legal. Mas aproveitávamos mesmo era o dia… Caminhando caminhando caminhando.
Ao lado, o Bruno se deliciando com um choclo, o milho gigante e delicioso (exquisito) dos peruanos.Só sei de uma coisa: Cuzco é um lugar em que eu ainda quero voltar. E o melhor: é de lá que saem os trens para Machu Pichu, outro lugar emocionante e espetacular.

Links Relacionados

Machu Picchu


 

Você gosta do nosso blog? Então lembre-se de nós quando precisar reservar hotel ou alugar carro. Afinal de contas, um blog independente como o nosso não tem outra fonte de renda. Pra ser mais legal ainda, coloque esse link booking.com/?aid=850843 nos seus favoritos. Compartilhe, divulgue!
Não custa nada pra você é para o blog já é uma grande ajuda! Nós ficamos agradecidos!!!


Booking.com

banner-horizontal-ebook-7passos

Conte pros seus amigos
Share